Saúde

31 de maio – campanha mundial contra o tabagismo

5,4 milhões de pessoas morrem, anualmente, por doenças relacionadas ao tabagismo

 

Também conhecido como “Dia Mundial Sem Tabaco” ou “Dia Contra o Cigarro”, esta data tem o objetivo de alertar os fumadores sobre os perigos do tabagismo e para os benefícios de uma sociedade livre de cigarros.

O Dia Mundial Contra o Tabaco visa encorajar as pessoas a terem um dia inteiro de abstinência total de tabaco no mundo todo. Essa é uma das iniciativas usadas para chamar a atenção da sociedade, para os efeitos negativos que o fumo traz, para a saúde de todos os seres vivos.

Outra iniciativa simbólica, que acontece em muitos países, na Luta contra o fumo, é a colocação de rosas ou outras flores nos cinzeiros dos locais públicos.

O Dia Mundial Contra o Fumo foi criado pela Organização Mundial da Saúde em 1987. No Brasil, quem organiza as atividades de conscientização sobre os perigos do tabaco é o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – Inca, um órgão ligado ao Ministério da Saúde.

De acordo com as estatísticas mais recentes da Organização Mundial da Saúde – OMS, morrem todos os anos, aproximadamente, 5,4 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabagismo.

Além do câncer de pulmão e garganta (os mais comuns), o tabaco ainda pode causar outras consequências desagradáveis, como a queda de cabelo, impotência sexual, dentes e unhas amarelados, dificuldades respiratórias, redução da expectativa de vida, entre outros efeitos danosos.


Por: Wanderley Barbosa
Fonte/Imagem: Imprensa Brasil GT

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics