A prefeitura de Lauro de Freitas assinou a Ordem de Serviço para início das obras da Nova Orla de Ipitanga na manhã desta terça-feira (22). O autorizo ocorreu após parecer positivo do juiz Carlos D’Avila Teixeira, da 13ª Vara Cível, no último dia 10, depois de análise do projeto realizada pela comissão de peritos designados pelo magistrado.
Com um investimento de R$ 14,5 milhões e recurso já garantido, o projeto prevê a instalação de 15 novas barracas distribuídas em módulos, com conjuntos de sanitários, esgotamento sanitário moderno e adequado ao meio ambiente, além de quiosques, salva-vidas, projeto Tamar, dentre outros.
As melhorias também incluem a construção de áreas para ginástica, quadra poliesportiva, pista de skate, calçada acessível, parque infantil, ciclovia e estacionamentos.
A prefeita Moema Gramacho ressaltou a importância histórica desta obra. “É um dia histórico para nossa cidade. Assinei a ordem de serviço para a obra da Nova Orla de Ipitanga. Esperamos tanto por isso, não dependeu de mim, se dependesse de mim, ela já tinha sido feita lá atrás em 2012, no meu segundo mandato, mas a decisão judicial só nos oportunizou agora”, afirmou.
Os comerciantes locais estão na expectativa para o início da obra e para as significativas mudanças no espaço. A proprietária da barraca Ipitanga, Guimar Carvalho, 58, contou que a revitalização só trará benefícios aos barraqueiros e aos banhistas. “Essa obra vem para melhorar. Vamos trabalhar em um local com a infraestrutura melhor, mais moderna e sustentável, além de atrair mais visitantes para conhecer esse paraíso chamado Ipitanga. Então, diante disso, estamos na expectativa positiva para essa transformação que vai mudar a nossa história”, disse a empresária, que atua no local há mais de 30 anos.
A nova orla também terá avanços em infraestrutura, como iluminação moderna, coleta seletiva de lixo e uma estação de tratamento de esgoto, visando a preservação ambiental da região. A iniciativa tem como objetivo revitalizar a orla de Ipitanga, tornando-a mais segura e atrativa para moradores e turistas, e fonte geradora de renda para os comerciantes locais.
Adicionar comentário