Infraestrutura

Ações preventivas evitam ocorrências causadas pelas fortes chuvas em Lauro de Freitas

As medidas preventivas, realizadas pela prefeitura, como ação de rotina, impediram que as fortes chuvas que atingiram o município na manhã desta quinta-feira (8) causassem estragos.

Em alguns pontos da cidade o volume de chuva chegou a 106 mm. A Defesa Civil do Município registrou poucos pontos de alagamento como consequência do grande volume de água que caiu sobre a cidade.

Um desses locais críticos foi a Avenida Mário Epinghaus, Centro, onde a prefeitura realiza obra de macrodrenagem que vai triplicar a capacidade de escoamento das águas pluviais. No local, manilhas de 1000mm estão sendo substituídas por três galerias de 4m².

Durante todo o dia equipes da Defesa Civil fizeram vistorias em pontos críticos da cidade, distribuíram lonas para cobrir encostas e conversaram com a população.

A Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) realizou desobstrução na rede de drenagem, com foco em evitar alagamentos, na Avenida Luiz Tarquínio, Estrada do Coco, Av. Fortaleza e Av. Gerino de Souza Filho, sentido Jambeiro. A situação mais adversa ocorreu no bairro de Portão, onde equipes da Prefeitura já adotaram as medidas necessárias.

As iniciativas que integram a ação são contínuas e reforçadas com prioridade nas áreas que apresentam riscos, como Lagoa da Base, Chafariz, Sempre Verde, Boca da Mata, Parque Santa Rita, Luiz Tarquínio, Vila Mar, Vila Praiana e outros.

Na Beira Rio, local que historicamente registrava os maiores alagamentos, o nível do rio foi contido pelos reservatórios de amortecimento do projeto de macrodrenagem do Rio Ipitanga, segundo o superintendente da Defesa Civil, Tiago Max. “Estão funcionando perfeitamente”. Nas demais áreas críticas da cidade, a água escoou rapidamente “fruto do trabalho preventivo realizado anteriormente”, destacou.

Para monitorar as chuvas no município, a pasta ainda conta com seis pluviômetros automáticos que ajudam na prevenção de desastres meteorológicos, além de vistorias, orientação técnica, colocação de lona plástica, capacitação de lideranças comunitárias, atendimento à população e recuperação de áreas atingidas.

Além dos telefones 199, 3288-8628 e 9 9983-6678 da Defesa Civil, a Prefeitura conta com o Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), que monitora pontos críticos e de maiores movimentos através das mais de 300 câmeras espalhadas pelo município. O CIMU atua em regime de plantão 24h e atende demandas da população no telefone 156.


Por: Aina Soledad – Jornalista
Fotos: Lucas Lins
Fonte: Supcom PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

Topics