A onda de calor que atinge a Europa Ocidental deve atingir seu pico nos próximos dias, ameaçando redes de energia e acionando alertas de saúde.
Um sistema de alta pressão combinado com uma corrente de ar superquente do Norte da África e oceanos anormalmente aquecidos está torrando a região de Portugal ao Reino Unido. No domingo (29), a Espanha registrou um recorde de calor para o mês de junho, com 46°C perto de El Granado, no sul do país, segundo dados preliminares do serviço meteorológico AEMET.
Alertas de saúde de nível âmbar foram emitidos para grande parte da Inglaterra, incluindo Londres, onde as temperaturas podem chegar a 34°C na terça-feira (1º), de acordo com o Met Office do Reino Unido. Alertas de calor também estão ativos em grande parte da França, com picos acima de 40°C até quarta-feira (2).
Organize sua vida financeira com a IA
Os preços de energia em toda a Europa estão disparando à medida que o calor aumenta a demanda por refrigeração, enquanto força alguns reatores nucleares a reduzir a geração. Os preços franceses para o dia seguinte subiram para o maior nível em três meses nos últimos dias, enquanto no Reino Unido atingiram o maior patamar desde março.
A Electricité de France disse que cortou a produção em seus reatores nucleares Golfech 1 e Blayais 1, já que o aumento da temperatura da água compromete as operações de resfriamento.
A seguradora italiana Generali mandou milhares de funcionários para casa em sua sede em Milão na segunda-feira, após o colapso parcial da placa da empresa no topo da Torre Hadid. A causa do incidente está sendo investigada, enquanto as temperaturas na cidade sobem para 36°C.
Continua depois da publicidade
Alertas de calor de nível âmbar estão ativos em grande parte da Espanha, onde as temperaturas podem chegar a 42°C nesta segunda-feira (30).
Portugal emitiu alertas vermelhos com as temperaturas subindo para perto de 40°C. Quase 200 bombeiros usaram aviões-tanque para conter um incêndio florestal no norte do país, em Castelo Branco, no domingo.
©️2025 Bloomberg L.P.