Comportamento

Atividade física e masculinidade tóxica são abordados no Mais Infância

Todos os meses, educadores que atuam em creches comunitárias da capital e do interior se reúnem para participar das formações do “Programa Mais Infância”.

Na manhã do último sábado (20), o quinto encontro de 2019 foi realizado no Teatro Caetano Veloso, na Universidade do Estado da Bahia – Uneb, com a presença de 400 educadores.
Segundo o superintendente de Planejamento e Organização Escolar ,da Secretaria da Educação do Estado, Manoel Calazans, a escolha dos painéis apresentados, a cada encontro, não é aleatória. “As capacitações se complementam de forma a promover uma formação mais profunda e continuada, que lida com cada aspecto da formação dos pequenos, a fim de permitir o pleno desenvolvimento das crianças e dos familiares“, destacou.
Nesta edição, os professores assistiram a dois painéis. O primeiro tratou da “Atividade física – Saúde e Educação de Crianças”, apresentado por Marcius Gomes, professor da Uneb; o segundo, que abordou o “Papel da Educação Infantil no Combate à Masculinidade Tóxica”, foi conduzido pela coordenadora de Relações Institucionais da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado – SPM, Lívia Borges.
Mais Infância 
Idealizado pela primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia – VSBA, Aline Peixoto, e, executado pela entidade socioassistencial, o “Mais Infância” capacita professores que trabalham com crianças de zero a cinco anos. Os encontros fortalecem a metodologia que já é aplicada em cada creche comunitária e instrumentalizam o professor, para que o retorno à unidade resulte em uma prática melhorada.

Um dos instrumentos do “Mais Infância” é o material pedagógico, distribuído para diversos municípios baianos, a exemplo de Mucugê, onde Fabíolo Seles é coordenador. “Todos os meses, desde 2017, venho a Salvador para marcar presença em cada reunião. Se venho é porque vejo o resultado e sei que faz toda a diferença. Essa semana foi especial, pois chegou à cidade o material didático que ajuda ainda mais na educação da criançada”, contou.
Este ano, os encontros do projeto, dez ao todo, estão sendo norteados pelo macrotema “Por uma infância democrática e igualitária”. Além de educadores de creches de Salvador e Mucugê, participaram profissionais que atuam em cidades como São Francisco do Conde e Candeias.

Por: Renata Preza – Repórter

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics