Saúde

Bate papo na AR de Itinga, orienta mulheres para a prevenção ao câncer de mama

Os balões fixados nas paredes da Administração Regional de Itinga (AR), em Lauro de Freitas, lembravam às mulheres, que passam diariamente pelo equipamento, que outubro é mês de se cuidar e nesta terça-feira (29), a ação foi reforçada com a presença da médica clínica Silvana de Oliveira. Ela levou, para a sala de espera, uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama e colo de útero.

Durante um bate-papo descontraído, a médica ressaltou que o mamógrafo de Lauro de Freitas, adquirido na segunda gestão da prefeita Moema Gramacho, foi adaptado e, agora, opera no Complexo de Saúde da Mulher, em Itinga, com recursos digitais. A tecnologia emite menos carga de radiação, permite a revelação das imagens com alta resolução, maior definição e sem poluição para o meio ambiente.

Neste aparelho, em média, serão realizadas 300 mamografias por mês. No município, 88% das mulheres, com idade entre 50 a 69 anos – faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde – já realizaram o exame de mamografia este ano. Somente no primeiro semestre de 2019 foram realizadas 2.782 mamografias na rede, a meta é alcançar 3.195 até o final deste ano.

Atenta às orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, a dona de casa Mirian dos Santos, de 62 anos, afirmou que não descuida da saúde. “Todos os anos faço meus exames, não só a mamografia, mas todos aqueles, pedidos pelo médico. Temos que nos cuidar para ter uma vida saudável e de qualidade”, disse.


Por: Giovanna Reyner – Jornalista
Foto: Gabriel Tito
Fonte: Ascom PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics