Economia

“Café com Procon” debate direitos e deveres com fornecedores

No balanço de um ano de funcionamento, a unidade de defesa do consumidor realizou mais de 1.400 atendimentos com 85% das reclamações solucionadas

Temas como direito à informação, infrações penais, práticas abusivas e responsabilidade do fornecedor foram tratados no evento, realizado pelo Procon Municipal de Lauro de Freitas, nesta quinta-feira (17/09). O encontro reuniu agentes bancários, representantes de instituições de ensino, de alimentos e de outros ramos empresariais, com a proposta de aproximar fornecedores, para as questões de direitos e deveres, nas relações de consumo.

Ao destacar um ano de funcionamento do Procon no município, a prefeita Moema Gramacho refletiu sobre a atuação do órgão. “O Procon atua no município além da defesa de consumidores. O órgão desmistifica que seja apenas uma competência de fiscalização e mostra que acaba tendo um olhar criterioso para possibilidades concretas de corrigir caminhos e favorecer o equilíbrio entre consumidores, a própria economia e o setor empresarial” disse.

Gleydson Faleiro, coordenador do Procon Municipal, avalia o desempenho do órgão de modo satisfatório. No balanço de um ano de funcionamento, a unidade de defesa do consumidor realizou mais de 1.400 atendimentos com 85% das reclamações solucionadas. Ações educacionais e fiscalizatórias também são realizadas nos comércios de bairros, do município.

No “Café com Procon”, fornecedores tiveram acesso à informações sobre preços e condições de pagamento, regras para troca de produtos, operações casadas, entre outros aspectos relacionados a direitos e responsabilidades, além de dados e avaliação sistêmica de bancos. Os temas foram facilitados por Brisa Meline, diretora de Atendimento e Educação do Procon Municipal, Filipe Vieira, superintendente do Procon Bahia e Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia.

Procon nas Universidades

O Procon Municipal de Lauro de Freitas iniciou um ciclo de palestras para estudantes universitários. A proposta do órgão é levar dados sobre as operações de fiscalização, que dialogam com áreas de ensino, a fim de contribuir no processo de formação de futuros profissionais. Uma palestra com estudantes de Direito, da faculdade Maurício de Nassau, já foi realizada. Ainda na instituição de ensino, o Procon realizou, nesta quinta-feira (17/09) um encontro com alunos do curso de Farmácia e na sexta-feira (18/09), com estudantes de Gestão de Negócios.


Foto Edgard Copque
Fonte: Ascom PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics