Saúde

Capacitação aborda importância das notificações para rastrear casos suspeitos de arboviroses

Simpósio abordou os protocolos de atendimento, diagnóstico, fluxo de atendimento e a importância das notificações dos casos de Dengue, Zika e Chikungunya

Profissionais das unidades básicas de Saúde, das redes pública e privada, de Lauro de Freitas, participaram na quinta-feira (21/11), do I Simpósio para Manejo Clínico de Dengue, Zika e Chikungunya no município.

O treinamento, na Faculdade Unime, ministrado por médicos, enfermeiros e sanitaristas, abordou os protocolos de atendimento do Ministério da Saúde, aplicados à situação da cidade, diagnósticos, fluxos de atendimento e a importância das notificações dos casos confirmados.

De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, Daniel Assis, o objetivo da capacitação é a atualização dos profissionais de saúde, quanto à epidemiologia e manejo clínico de arboviroses, como dengue, zika vírus e chikungunya, antes do período de alta transmissão dessas doenças, que ocorre nos meses do Verão.

“Foi apresentado o perfil epidemiológico das arboviroses, no município e feito o levantamento dos boletins epidemiológicos, estadual e local, que contêm os dados sobre casos suspeitos e prováveis, das arboviroses. Temos que nos antecipar ao período de alta transmissão, sempre no estado de vigilância, para evitar uma possível epidemia”, frisou.

Daniel alerta quanto à importância da notificação compulsória dos casos. “É através da notificação que os gestores de saúde conhecem o cenário epidemiológico e elaboram ações estratégicas de planejamento, para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, além de contribuir como subsídio para os profissionais médicos, fazerem o diagnóstico correto das doenças”, avaliou.

A médica, servidora de Lauro de Freitas, Silvana Santana, realizou a apresentação sobre o manejo clínico das arboviroses, apontando as características das doenças e a transmissão. Através de estudos de casos, a médica abordou sintomas que as antecedem, duração e suas complicações.

“Diversos sintomas estão presentes e são parecidos nas arboviroses, mas há diferenciação, pela intensidade e frequência, em cada uma delas. Os casos suspeitos devem receber a classificação adequada, de atendimento e, quando os profissionais da equipe de saúde estão sensíveis à esta necessidade e seguem adequadamente os protocolos recomendados e estabelecidos pelo Ministério da Saúde, o risco de complicação e óbito são bem menores”, afirmou.


Por: Giovanna Reyner – Jornalista
Fotos: Gabriel Almeida
Fonte: Ascom PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics