#|#|#| LAURO JORNAL |#|#|#

Capelão tem novo ponto de rompimento na adutora da Embasa

Embasa garante que rompimento de novo trecho da rede no Capelão não afeta retomada do abastecimento em Lauro de Freitas

O rompimento, no início da noite desta quinta-feira (24/10), de mais um trecho da rede distribuidora da Embasa, no bairro do Capelão, colocou equipes da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública – Settop em alerta, para monitorar e orientar o tráfego na região. Técnicos da Embasa estão no local, recuperando os estragos e garantem que este incidente não muda o cronograma de retomada do abastecimento de água, no município.

Este é o quinto ponto da rede que rompe no bairro. Outros quatro pontos já haviam rompido, desde a última segunda-feira (21/10). O trabalho de recuperação da rede e da pista já foram finalizados em três locais. No trecho mais danificado, próximo ao conjunto do MCMV, a Embasa liberou ao trânsito de pedestre e moto na calçada, depois de reforçar a estrutura. As obras na pista envolvem contenção de encostas e devem demorar mais tempo.

REUNIÃO

Um pouco antes do rompimento do novo trecho, a prefeita Moema Gramacho se reuniu com representantes da Embasa, para atualizar a situação da recuperação dos trechos afetados e o restabelecimento do abastecimento de água, no município.

Durante o encontro, no Centro Administrativo de Lauro de Freitas, o superintendente da Embasa, César Requião, pediu desculpas à população e ressaltou que o órgão está trabalhando diuturnamente para que tudo volte à normalidade. A prefeita pediu compreensão aos laurofreitenses e enfatizou que a prefeitura está tomando todas as providências, para resolver os problemas, ocasionados pelo incidente.

O fornecimento de água, interrompido em algumas localidades, já está sendo restabelecido gradativamente. Em até 48h deverá estar normalizado em todas as regiões afetadas. A Embasa está priorizando o restabelecimento do fornecimento de água nas unidades de saúde e nas escolas.

Caso alguma residência continue com a falta d’água, após o prazo de 48h, o morador deve entrar em contato com a Embasa, através do número 08000555195. Os secretários Olinto Borri (Settop) e Cesar Sampaio (Seinfra) também participaram da reunião.

O ROMPIMENTO

Para sanar os danos causados pelo rompimentos da tubulação, a Embasa, junto com a prefeitura, está realizando manobras para normalização, como redução da vazão de água e utilização do R23, reservatório que está em fase de pré-operação, para ampliação do fornecimento de água no município.

Além disso, as vias afetadas estão passando por recuperação para que a população possa utilizar sem restrições. As vias do Capelão (próximas ao campo de futebol), a via que liga o Capelão, ao Parque São Paulo e a via localizada atrás do Cemitério de Areia Branca, já tiveram os dutos recuperados e estão em fase de preparação para pavimentação. Apenas a Rua Dois de Julho, está em fase de recuperação com acesso liberado apenas para pedestres e motocicletas.

A Prefeitura está acompanhando todo trabalho realizado pela Embasa e a prefeita reforça que a Embasa está cumprindo seu papel, trabalhando para que o município volte a sua normalidade.


Fonte: Ascom PLF
Fotos: Rafael Magno

Sair da versão mobile