Política Santos e Santos

CIDADANIA 23 BAHIA: UMA GUERRA SEM FIM

 

 

Por Santos e Santos*

No dia de ontem, quarta-feira, 31 de julho de 2019, ocorreu uma reunião com membros da Direção Estadual do partido Cidadania 23 (antigo PPS) e representantes da Direção Nacional do Partido, para tratar de assuntos de conflitos internos.  Segundo informações de membros da Direção Estadual, algumas desavenças têm afetado a vida interna do partido, desde a base ao topo. As informações dão conta de que há falta de democracia, união e diálogo no seio do partido, entre outros fatores que forçaram a presença de um grupo de avaliação da Direção Nacional do Cidadania 23.

Conseguimos apurar que, reunidos no dia 29 de Julho de 2019, Dirigentes do Cidadania 23, considerando a presença na Bahia no dia 31 de julho do corrente ano, dos Membros da Comissão Interventora Nacional, instituída para mediar à relação  entre o Presidente do Diretório Estadual Vereador Joceval Rodrigues e o Partido na Bahia, resolveram encaminhar a Executiva Nacional solicitação de dissolução do Diretório Estadual da Bahia com o definitivo afastamento do Vereador Joceval Rodrigues da Presidência dessa Legenda e a nomeação de uma Comissão Provisória para dirigir o Partido no Estado.

Segundo informações, os membros enviaram um documento que com as seguintes informações:

“Considerando a total inabilidade para conduzir coletivamente o Partido, atitudes expressa  na não convocação regular da Executiva, Diretório e da militância, liquidando com a saudável prática das reuniões partidária;

 

Considerando a prática nociva contra os Diretórios  históricos do partido, constituídos em Congressos Municipais, os substituídos por apoiadores em prejuízo da grande política;

Considerando que concentrou em suas mãos as senhas de filiação e prestação de contas, com o único intuito de controlar monocraticamente o Partido, prejudicando sobremaneira a gestão Partidária dos Diretórios Municipais;

Considerando que sua presença no Partido representa o impedimento do crescimento qualitativo e quantitativo da Legenda, fato comprovado com a saída de dois Deputados Estaduais e de dezenas de filiados, muitos candidatos a vereadores,  com votação significativa e  tantas outras lideranças que condicionam a sua filiação ao Cidadania ao afastamento do Vereador da Sua Presidência;

Considerando o nefasto ato de dissolução do Diretório Municipal de Salvador através da resolução 001/2019, ato revisto pela resolução 005/2019, da Executiva Nacional. ”

Propõem:

“O imediato afastamento do Vereador Joceval Rodrigues da Presidência do Cidadania 23 do Estado da Bahia, juntamente com os membros do Diretório Estadual;

Nomeação de uma Comissão Provisória Estadual composta por sete membros, a saber: Hans Guerrieri Schleier, Iaraci dos Santos Dias, George Gurgel de Oliveira, Benjamim De Almeida Mendes, Márcia Oliveira Santos, Debson e Paulo Soares.

Finalizando, o presente documento representa no sentimento do Cidadania de  Salvador e no Estado da Bahia, esperamos a compreensão tanto da Comissão Interventora Nacional assim como da Direção Nacional, e que suas decisões seja a favor do Partido. Salvador, 29 de julho de 2019.”

Assinaram este documento os seguintes dirigentes do Cidadania 23

Bemjamim de Almeida Mendes

Antônio Carlos Souza Mota

George Gurgel de Oliveira

Márcia Oliveira Santos, 

Iaraci Dos Santos Dias, 

Hans Guerrieri Schleier

Ubirajara do Nascimento de Santana

Júlio César Andrade da Silva

Deibson de Souza Cavalcanti

Paulo Soares

CIDADANIA 23 EM PÉ DE GUERRA

Alguns dirigentes afirmaram que quando se trabalha com seriedade, permite orgulho e clareza nos ideais. CIDADANIA 23 representa o resgate da dignidade partidária, com novo grupo provisório na Estadual, que seja afastado quem só traz segregação e desorganização.

Segundo informações o Cidadania 23 baiano esta em rota de colisão em um momento Ímpar da sigla. Nos últimos tempos, não resta duvida que o Cidadania 23 (ex-PPS) viveu Mandados e Desmandos. Um partido que sempre teve norte à Democracia e suas respectivas vias, mas não vive esse caminho nos últimos tempos.

FATO INTRIGANTE

O que mais chamou atenção foi o fato de que ao saber da reunião, o Vereador Joceval Rodrigues (ex-Lider de Governo do Prefeito ACM Neto), também marcou uma “inauguração” de uma sala que serviria como Sede do Partido na Bahia. No entanto, segundo informações de dirigentes do partido, ninguém foi informado.

A REUNIÃO E OS CONFLITOS

A reunião ocorreu as 15:00 horas, no Quality hotel &suítes são Salvador, próximo a FIEB, no costa azul. Segundo informações de membros do partido, o CIDADANIA 23 se tornou num clã familiar, que vem a desvalorizar os militantes e dando apenas aos seus familiares e amigos, cargos de chefia e o “peleguismo” vem tomando conta de inúmeras situações, porque só é valorizado o militante que servir de massa de manobra para o atual Presidente Estadual.

A chamada festa democrática, que ainda esta longe de ser alcançada no partido, mas há uma oportunidade de poder lutar para melhorar a triste realidade do CIDADANIA 23. Segundo um dirigente estadual que prefere não ser identificado com medo de represarias, afirmou que no último pleito eleitoral foi claramente percebido que há pessoas que fazem parte da direção Estadual do CIDADANIA 23, mas, na verdade trabalha piamente para destruir concepções partidárias que sempre foi defendido no seio do partido.

REFLEXÃO

No Brasil, questões fundamentais para o exercício da cidadania ainda estão para serem resolvidas quando analisamos a nossa realidade política, econômica e social. Nos últimos 25 anos, apesar dos avanços da sociedade brasileira, continuamos a desejar em relação às reformas política e tributária, às políticas públicas de educação, saúde, ciência e tecnologia, segurança pública, moradia, dentre outras, necessárias para a ampliação da democracia brasileira.

A política brasileira continua a ser exercitada a favor de interesses privados em detrimento do interesse público, com níveis preocupantes de corrupção em todas as esferas, sem a punição devida dos poderes da república. As relações entre o executivo e legislativo, governo e sociedade em geral, foram e continuam sendo de subordinação, cooptação em nome da “governabilidade”. As expectativas frustradas em relação às reformas ainda não realizadas desde os anos 80 até os dias atuais geram decepção e perplexidade em relação aos políticos e aos partidos de maneira geral. Todavia, essas reformas democráticas que precisam ser realizadas na sociedade brasileira só serão alcançadas através da política, das organizações da sociedade civil, enfim, da participação pró-ativa da cidadania no processo de construção de políticas públicas que atendam as demandas reprimidas da maioria da sociedade brasileira e, evidentemente, elegendo governantes comprometidos com estas transformações.

VENCER OS CONFLITOS COM EQUILÍBRIO E LABOR

Este é o desafio que se coloca para o CIDADANIA 23, qualificando-o como ator político no cenário municipal, estadual e nacional. Agora o momento é de iniciar um novo trabalho e um novo projeto. Ainda mais agora, momento em que as cidades vão mais precisar de gente comprometida com os avanços sociais e econômicos necessários para o desenvolvimento das cidades.

Luis Antonio Santos e Santos – Jornalista

RPJ/DRT n.º 0006039/BA

 

 

 

 

 

 

.

 

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

Santos e Santos

Jornalista RPJ/DRT N.º 0006039/BA
Professor, Escritor, Cientista Político e Advogado

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Topics