Saúde

Cobertura da Saúde é ampliada para 72%, com a entrega da Unidade de Saúde da Família, no Jardim Tarumã

Estamos buscando ainda mais. Até o final de julho, entregaremos o Pronto Atendimento do Centro

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, entregou, na manhã desta quinta-feira (04/07), a Unidade de Saúde da Família (USF), do Loteamento Jardim Tarumã, no bairro de Itinga. Com a inauguração deste equipamento, o município passa a ter 72% de seu território coberto pela rede de Atenção Básica. De acordo com a gestora, a meta é atingir 100% de cobertura, com a implantação de mais duas unidades, ainda neste segundo semestre.

Para a prefeita, foi dupla comemoração. “Hoje comemoro meu nascimento, mas quem ganha o presente é o povo de Lauro de Freitas! Temos feito tudo o que podemos e estamos buscando ainda mais. Até o final de julho, entregaremos o Pronto Atendimento do Centro e, com isso, remodelaremos o Posto de Saúde Nelson Barros, para se torná-lo um Centro de Saúde do Trabalhador e USF, com sala de curativos. Também estamos finalizando a USF da Chácara Taiti”, contou.

Com recursos captados em 2010, durante a segunda gestão de Moema, à frente do executivo do município, a USF do Jardim Tarumã conta com três equipes de saúde da família, três equipes de saúde bucal e uma equipe com 13 agentes comunitários, além de um núcleo ampliado de saúde da família com psicólogo, nutricionista, assistente social, educador físico, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.

As equipes especializadas atenderão gestantes com consultas pré-natal; puericultura; hipertensos; diabéticos; idosos; crianças; adolescentes; planejamento familiar; acompanhamento da tuberculose e hanseníase. A USF funcionará de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h”, afirmou o superintendente da atenção básica, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Hadson Namour.

Ao lado de vereadores, autoridades e representantes do município, o gestor da Secretaria de Saúde (Sesa), Vidigal Cafezeiro, frisou que a ampliação da cobertura está sendo executada prioritariamente com humanização. “Além da saúde da família, estamos ampliando também a Farmácia Viva e a educação em saúde”, pontuou.

Com sete consultórios, na USF do Jardim Tarumã, serão ofertados exames preventivos ginecológicos; inalações; administração de medicamentos; curativos; vacinas; coleta de exames laboratoriais; tratamento odontológico; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite; triagem pré-natal e neonatal e fornecimento de medicação básica.

A dona de casa, Maria Auxiliadora, mãe de três crianças, disse que a unidade é um sonho que se tornou realidade. “Agora não vou precisar ir para longe. Tem médico pertinho de casa”, comemorou.


Por: Giovanna Reyner – Jornalista
Fotos: Edgard Copque
Fonte: Ascom PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics