Saúde

Com 75% de cobertura, na Atenção Básica, índice deve atingir 100% até final do ano em Lauro de Freitas

O equipamento registrou mais de dois mil atendimentos em Ginecologia, Pediatria, Nutrição, Psicologia, vacinas e exames laboratoriais

Lauro de Freitas atingiu o marco de 75% na cobertura da Atenção Básica – AB, com a implantação da Unidade de Saúde da Família – USF, do Tarumã, no bairro de Itinga, que completou um mês de funcionamento nesta segunda-feira (5). Nesse período, o equipamento registrou mais de dois mil atendimentos em Ginecologia, Pediatria, Nutrição, Psicologia, vacinas e exames laboratoriais. Para comemorar, a data, servidores e usuários participaram de um café da manhã saudável, no auditório da unidade.

Com sete consultórios, a USF do Tarumã é interligada à Rede Municipal de Regulação, para a marcação de consultas e exames em outras unidades e possui sala de curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite e farmácia. “Hoje temos 16 USFs, em funcionamento, em Lauro de Freitas. Na atenção especializada está prevista, antes do final deste ano, a inauguração de uma Unidade Básica de Saúde, com Pronto Atendimento em Areia Branca e um Pronto Atendimento no Centro”, informou o secretário de Saúde, Vidigal Cafezeiro.

A USF, do Tarumã, conta com três equipes de saúde da família, três equipes de saúde bucal e uma equipe com 13 agentes comunitários, além de um Núcleo Ampliado de Saúde da Família – Nasf, com nutricionista, assistente social, educador físico, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. As equipes especializadas atendem gestantes, com consulta pré-natal, Puericultura, hipertensos, diabéticos, idosos, crianças, adolescentes, planejamento familiar, acompanhamento da tuberculose e hanseníase. Para o gerente da unidade, Aldeny Sena, “os bons resultados são frutos de uma força tarefa, em que todos os servidores da USF, estão empenhados em prestar bons serviços à comunidade”, frisou.

AMPLIAÇÃO

No final de 2016, o município registrava 53,79% de cobertura da Atenção Básica. Nos primeiros quatro meses de 2017 foram reabertas 14 Unidades de Saúde da Família – USF, com um total de 34 equipes de Saúde da Família. Esse quantitativo foi ampliado e, atualmente, o município possui 16 USF e 41 equipes. A meta é atingir 100% de cobertura com a implantação, até o final deste ano, de mais três USFs, duas delas em Itinga e uma no centro da cidade.


Por: Giovanna Reyner – Jornalista
Fotos: Edgard Copque
Fonte: Ascom/PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics