Saúde

Conferência Municipal propõe avanços nas políticas públicas de saúde em Lauro de Freitas

Com tema “Democracia e Saúde” os trabalhos de construção e diálogo, da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Lauro de Freitas, foram abertos, na noite desta quarta-feira (03/04), no auditório da Faculdade Unime e seguiram, nesta quinta-feira (04/04), com a participação da sociedade civil, usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) e Prefeitura

Promovido pela Prefeitura, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, a Conferência, que acontecerá também nas esferas estadual e nacional, é um espaço de debate para avaliar a situação da saúde e propor políticas públicas.

A prefeita Moema Gramacho destacou a Conferência, como uma oportunidade de ouvir o povo e trazer novas ideias. “É um momento para culminarmos o diálogo que começou com as pré-conferências, que ouviu a população, nos bairros e fez todo o processo de construção, para a Conferência Municipal”, disse.

Moema apontou, ainda, as novas obras, que otimizarão os serviços de saúde, na cidade, como a construção do Hospital Metropolitano (HM), em Areia Branca; a Policlínica da Região Metropolitana. que deve iniciar o atendimento ainda no primeiro semestre, deste ano; a implantação do Pronto Atendimento (PA) no Centro; a transformação, do Menandro de Faria, em maternidade, após a conclusão das obra do HM; adequação do PA Nelson Barros, em posto de saúde do trabalhador e implantação de um PA, em Portão, até o final deste ano.

O secretário municipal de Saúde, Erasmo Moura, elencou ações realizadas, em 2018. O gestor frisou a implantação de exames, de média e alta complexidade, na rede e cartão do SUS, em PVC. “Estamos em alerta, para avançar ainda mais, em nosso município. Hoje, a rede conta com a realização de cirurgias, para retirada de nódulos de mama e hérnias, no Hospital Jorge Novis. A unidade oferece, ainda, atendimento nas áreas de oftalmologia, hematologia geral, neurologia, cardiologista, urologista vascular, gastroenterologia”, falou.

Erasmo informou, ainda, que os atendimentos específicos foram ampliados. “Lauro de Freitas é a única cidade a ter ambulatório de Lúpus! Oferecemos, aqui, à população, endoscopia e colonoscopia. Ampliamos a Atenção Básica, o Núcleo de Saúde da Família e Farmácia Viva, que já está em funcionamento, com medicamentos fitoterápicos, nas farmácias dos PSFs”, afirmou.

Conferencista do evento, a professora Carmen Teixeira, mestra em Saúde Comunitária e professora da UFBA, que discorreu sobre o tema principal, defendeu os princípios da universalidade, equidade e integralidade, da atenção à saúde, da população brasileira, consagrados no SUS.

Pré-Conferências

Em março passado, foram realizadas oito pré-conferências. De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cibele Isaura, nesta etapa, a população apresentou 107 propostas, para políticas públicas, em nível macro e 124 propostas, para o território.

Usuário do SUS, Antônio Roberto reconheceu os avanços na gestão da saúde municipal e elogiou a participação do Conselho e o espaço de diálogo aberto com o governo. “É esse governo que queremos, onde a população fale e se sinta contemplada”, pontuou.

Nesta quinta-feira (04/04), foram apresentados os eixos temáticos, rodas de debate e trabalhos em grupos, para a discussão dos temas.

A Conferência Municipal de Saúde será encerrada, nesta sexta-feira (05/04), quando serão apresentadas e votadas as propostas, por eixos e eleitos os delegados e delegadas, que representarão o município, na etapa estadual.


Por: Giovanna Reyner – Jornalista
Fotos: Lucas Lins
Fonte: Ascom PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics