Educação

Confira sua nota no Enem e inscreva-se no Sisu!

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio -Enem, foram divulgadas na última sexta-feira (18), na Internet, na Página do Participante e no aplicativo oficial do Enem. Mais de 4,1 milhões de estudantes tiveram acesso ,a quanto obtiveram em cada uma das provas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação

A nota do Enem, é calculada, usando a chamada teoria de resposta ao item (TRI), que não estabelece, previamente, um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item.

Assim, se a questão tiver grande número de acertos será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar um item com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por ele.

O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro de 2018. Desde o dia 14 de novembro, estão disponíveis as provas e os gabaritos oficiais,  na página do Enem. Também estão disponíveis vídeos com os enunciados e as opções de respostas da vídeoprova, na Língua Brasileira de Sinais – Libras, no Canal no Youtube. Segundo a autarquia, isso permitirá que os surdos e os deficientes auditivos tenham como estudar para futuras edições do Enem em sua primeira língua. As respostas das questões estão no gabarito do caderno verde.  Além disso, estão disponíveis as provas, ampliada e superampliada, que são azui,s para o primeiro domingo e amarelo para o segundo; e as provas ledor, de cor laranja.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep divulgará, no dia 18 de março, o espelho da redação, ou seja, detalhes da correção dessa prova. Isso é feito após os processos seletivos dos programas federais. A correção tem função, apenas, pedagógica e não é possível interpor recurso.

A nota dos treineiros, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar os conhecimentos, também será divulgada no dia 18 de março.

Recuperação de senha

Para acessar os resultados individuais, é preciso usar a senha criada na hora da inscrição. Caso o participante não se lembre da senha, basta clicar no campo “Esqueci Minha Senha”. O estudante deverá, então, confirmar o e-Mail cadastrado no sistema, para receber uma senha temporária. Quem esqueceu a senha e também não tem acesso ao e-Mail cadastrado, tem a opção de informar novos contatos para receber a senha temporária. 

O que fazer com as notas?

Com os resultados, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada – Sisu, a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos – (ProUni, e participar do Fundo de Financiamento Estudantil – Fies.

O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. Para participar, é preciso fazer a inscrição, online, no período de 22 a 25 de janeiro. Os estudantes já podem consultar, na página do programa as vagas disponíveis. São mais de 235,4 mil, distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. As inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 22 a 25 de janeiro e, para o Fies, de 5 a 12 de fevereiro.

Além dos programas nacionais, os estudantes podem usar as notas para cursar o ensino superior em Portugal. O Inep tem convênio com 37 instituições portuguesas. A lista está disponível na página da autarquia. Segundo o Inep, atualmente, mais de 1,2 mil brasileiros usaram o Enem para ingressar nessas instituições.


Por: Mariana Tokarnia – Repórter
Fonte: Agência Brasil 

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics