Infraestrutura

Decreto de emergência para cidades atingidas por manchas de óleo inclui Lauro de Freitas

Os valores destinados a cada cidade serão definidos a partir do volume das manchas e do tamanho da orla de cada município.

Sendo um dos seis municípios atingidos pela mancha de óleo, inclusos no decreto de situação de emergência, assinado na tarde desta segunda-feira (14), pelo governador em exercício, João Leão, Lauro de Freitas, faz parte do decreto que contempla, também, Camaçari, Conde, Entre Rios, Esplanada e Jandaíra.

Acompanhada do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Augusto César e dos secretários Alexandre Marques (Semarh) e Lindaura Francisco (Sesp), a prefeita Moema Gramacho participou da assinatura do decreto e detalhou para a imprensa, ações que estão sendo desenvolvidas, iniciadas antes do aparecimento das primeiras manchas de óleo, nas praias do município.

Em Lauro registramos poucas manchas! Ainda assim, nossas equipes têm trabalhado dia e noite, com ações de monitoramento e limpeza, das pequenas pelotas de óleo que apareceram. Também temos orientado os pescadores que, caso encontrem peixes, que possam estar contaminados, não os consumam e nem devolvam ao mar. A orientação é que sejam entregues às equipes do INEMA. Todo este trabalho tem sido feito em contato direto com as equipes do IBAMA, INEMA, e Defesa Civil, Municipal e Estadual”. Afirmou Moema.

Ainda de acordo com a prefeita, o município tem se preocupado, também, com os rios, especialmente o Joanes, que antes de chegar à Lauro, passa por outros municípios e deságua na Praia de Buraquinho. “O Joanes é responsável hoje pelo abastecimento de grande parte dos municípios da região metropolitana e está em uma área de preservação ambiental. Caso ele seja contaminado, devemos estar prontos para agir, o mais rápido possível”, ressaltou.

As equipes que estão realizando os trabalhos de monitoramento e remoção das manchas de óleo, na orla de Lauro de Freitas, utilizam proteção adequada como luvas, botas e máscara. A Defesa Civil e salva-vidas também estão monitorando as praias e orientando banhistas e moradores da região, para que não toquem na substância e não enterrem as pelotas. Caso sejam encontrados animais atingidos pelo óleo, não devem ser tocados nem devolvidos ao mar, a orientação é avisar imediatamente aos órgãos ambientais.

Telefones para contato

Semarh: (71) 3369-9134

Cimu PLF 24h: 156

Ibama: (71) 3172-1650

Bombeiros: 193

Polícia Ambiental: 190

Projeto Tamar (71) 3676-104


Foto: Edgar Copque
Fonte: Ascom/PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics