Acontece Na Cidade Catú Esporte Santos e Santos

Desencontros de opiniões entre Secretarias Municipais de Catu retira equipamento público e cria revolta na comunidade de Desportistas de Basquete da Cidade

 

 

 

Por Santos e Santos

 

 

 

A prática esportiva é uma ferramenta contra o avanço da criminalidade e da violência em qualquer cidade. Isso porque, a importância do esporte na promoção do respeito para alcançar a juventude, especialmente os grupos socialmente excluídos da sociedade está devidamente comprovada. É fundamental que todo Gestor entenda que “prevenir a criminalidade juvenil por meio do esporte fortalece as comunidades. E Secretarias municipais como as de Esporte, Juventude e Lazer, além da Secretaria de Ação social deveriam focar em atividades que desenvolvam mecanismos para amenizar as vulnerabilidades de jovens catuenses. Mas, pelos últimos acontecimentos relacionados às práticas esportivas na Cidade de Catu, alguns gestores estão na contramão do que os estudos comprovam.

Marcus, representante da comunidade de basquete de Catu, procurou a equipe de reportagem do Programa De Olho na Cidade da Radio Catu FM 104,9, da Revista Catu Acontece e do Lauro Jornal para fazer uma denúncia envolvendo os desportistas praticantes de basquete de Catu, A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), e Secretaria de Ação Social de Catu. Segundo Marcus, recentemente a SEJEL colocou uma tabela de basquete na frente do palco, para aumentar a visibilidade do esporte, para tornar aquele local movimentado culturalmente falando e para ter um local a mais para a prática do basquete, já que só tem uma quadra em Catu apta para a prática do basquete.

Durante a entrevista, Marcus, representante da comunidade de Basquete de Catu, disse: “A primeira-dama não gostou da ideia e ordenou a retirada da tabela. Nós da comunidade Esportiva nos reunimos e fomos ontem na câmara na sessão para ter uma fala na tribuna. Falamos, tudo que devia ser falado, mas não adiantou. Hoje a nossa tabela foi retirada, e nós estamos super tristes com isso, mas ao mesmo tempo revoltados, em ver que uma pessoa tem mais voz do que o povo”. (SIC!)

 

 

Recebemos as fotos das atividades desenvolvidas pelos desportistas de basquete da cidade, bem como, de toda mobilização, desde a mobilização para a instalação da tabela, o uso do espaço, até a remoção da tabela (equipamento de basquete).

Conversamos com outras pessoas envolvidas que afirmaram não entender o motivo da retirada do equipamento de Esporte e Lazer que a própria Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL) havia colocado, inaugurado e divulgado como um grande avanço da Gestão Municipal na área do esporte, lazer e apoio a juventude, e simplesmente por senso de autoridade (não se sabe de quem) a o equipamento foi retirado sem nenhuma explicação lógica, e o sonho de uma evolução Esportiva foi derrubado.

Revoltados com o fato, uma parte da comunidade do basquete esteve ontem na última sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Catu para pedir ajuda. No entanto, até agora nada foi resolvido.

 

Vale a pena lembrar que quem instalou o equipamento foi a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL) a fim de favorecer o desenvolvimento esportivo da cidade, sendo também uma conquista dos desportistas pela forte mobilização que a comunidade do basquete fez, requerendo isso.

Os representantes da comunidade de basquete de Catu afirmaram que quem retirou foi a própria a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), mas contra a vontade deles, por ordem da primeira-dama da Cidade de Catu, que é a Secretária de Ação Social do município.

Um desportista da cidade, que preferiu não revelar seu nome, disse: “Pois é, que autoridade ela tem? Quem manda na cidade não é político, é o povo. Depois querem reclamar que a violência e a criminalidade só fazem crescer. Fatos como esse reflete a falta de competência desse povo que não se importa com o exercício da cidadania na nossa Cidade.” (SIC!)

 

 

Foi revelado também que no dia 05 de dezembro de 2021 os desportistas da comunidade de basquete de Catu se deslocarão para representar a cidade de Catu no torneio de basquete em Esplanada.

Até parece que quem ordenou a retirada do equipamento tem a intenção de não permitir conquistas esportivas dos jovens da cidade de Catu. Isso porque, já existiu uma outra polemica envolvendo a prática esportiva em Catu referente a um torneio de futebol que foi organizado, apoiado e divulgado pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), principalmente pelos diretores Mica e Rafael. Mas, em cima da hora, foi cancelado pela Prefeitura Municipal de Catu, que deu uma justificativa no mínimo “estranha” (mas, isso será pauta das próximas matérias).

Os representantes se mobilizaram e já foram a Câmara Municipal dos Vereadores de Catu, e prometeram uma mobilização para chegar até o gabinete do Prefeito Pequeno Sales para clamar que os jovens desportistas de Catu possam desenvolver suas atividades esportivas e elevar o nove da Cidade de Catu no cenário Nacional através da prática do basquete.

Nossa equipe de reportagem, bem como, a redação tentou contato com os representantes do poder público municipal, mas não obtivemos respostas até o fechamento da matéria.

O que será que está acontecendo nos bastidores da atual gestão municipal? A pergunta surge em virtude desses “conflitos de interesses” entre as Secretarias municipais de Catu, onde uma realiza um excelente trabalho, e vem a outra Secretaria e “(des)realiza” (é cada absurdo que só usando neologismo mesmo). Com a palavra os poderes públicos legalmente instituídos da Cidade de Catu.

Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos!

 


*Luis Antonio Santos e Santos é Jornalista; Radialista; Advogado; Professor; Mestrando em Comunicação e Jornalismo com Ênfase em Mídias Sociais e Digitais; MBA em Comunicação e Marketing; e Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais.

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

Topics