Acontece Na Cidade Catú Cidades Política Santos e Santos

Disputa por espaço na Mesa Diretora da Câmara Municipal de Catu esquenta cenário político da Cidade.

 

 

 

*Por Santos e Santos

 

Com o fim das eleições municipais e os integrantes da Câmara Municipal de Catu definidos para a próxima legislatura, os vereadores eleitos e reeleitos começaram as articulações para a eleição da nova Mesa Diretora. Por enquanto, dois grupos se mobilizam para a disputa. Uma chapa deve ser apresentada pelo Vereador Nil Prefeitura (PTB). Do outro lado, o atual presidente do Legislativo, surgiu essa semana o bloco do PSD/Patriotas, que possui 04 (quatro) vereadores e se organiza para participar do processo.

Esta semana, Doutor André Marques (Presidente do PSD de Catu), ex-candidato a Prefeito da cidade, se reuniu com os 03 (três) vereadores eleitos e o grupo opinou para que os vereadores caminhem juntos nas articulações para a eleição da Mesa Diretora. O acordo inclui o partido Patriotas que conseguiu eleger o vereador Van de Ninga (Patriotas). Sendo assim, o bloco parlamentar vem crescendo e promete balançar a disputa pela eleição da Mesa Diretora da Câmara.

Segundo foi apurado pela nossa equipe de reportagem, inicialmente o nome do vereador eleito Nego Zezinho (PSD) foi indicado como pretenso candidato do bloco para concorrer à Presidência da Câmara Municipal de Catu.

Há notícias inclusive, que a direção municipal do PSB vem buscando o entendimento para também fazer parte do bloco PSD/Patriotas. Se isso ocorrer, o bloco terá 05 (cinco) vereadores. Uma vez que o vereador eleito Layon Santos (PSB) poderá vir a fazer parte do bloco.

Já do lado do Vereador Nil Prefeitura (PTB), existem fortes articulações para que os vereadores Eriton Papai (DEM) e Eliege (DEM) possam compor o Bloco PTB/DEM.

A dúvida agora segue em relação aos outros vereadores eleitos que pertencem ao bloco do atual Gestor (Geranilson Requião – PT). Todos sabem que os vereadores Rubens de Pau Lavrado (PT); Paulo de Cacinho (PSDB); Eneas Medeiros (PODE); João do Ônibus (PDT); e Neném de Iozinho (PODE) foram fiéis ao Prefeito Gera. E por isso, paira a dúvida para qual lado eles seguirão.

Entretanto, pode ser que também, esse bloco PT/PODE/PSDB/PDT queira lançar uma chapa para concorrer à eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Catu. Isso porque, são os mais experientes, e também, tem os 05 (cinco) vereadores entre os 06 (seis) mais votados no pleito eleitoral de Catu em 2020.

Olhando a relação dos vereadores eleitos na cidade de Catu pode-se ter a ideia do tamanho da articulação necessária para se chegar a uma vitória nessa disputa da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Catu. Vejamos:

Rubens de Pau Lavrado (PT) – 732 votos – 2,41%;

Paulo de Cacinho (PSDB) – 724 votos – 2,38%;

Van de Ninga (Patriota) – 700 votos – 2,30%;

Eneas Medeiros (PODE) – 661 votos – 2,18%;

João do Ônibus (PDT) – 596 votos – 1,96%;

Neném de Iozinho (PODE) – 534 votos – 1,76%;

Jesse do Popular (PSD) – 525 votos – 1,73%;

Layon Santos (PSB) – 519 votos – 1,71%;

 Nego Zezinho (PSD) – 494 votos – 1,63%;

 Neto Cachorrão (PSD) – 477 votos – 1,57%;

Eriton Papai (DEM) – 458 votos – 1,51%;

Eliege (DEM) – 376 votos – 1,24%;

Nil Prefeitura (PTB) – 362 votos – 1,19%.

Vale lembrar que o atual Prefeito, Gera Requião (PT), conseguiu eleger os 10 (dez) vereadores mais votados da cidade de Catu nessa eleição. Enquanto isso, o Prefeito eleito, Pequeno Sales (PTB), elegeu três vereadores, sendo 01 (um) no seu partido e 02 (dois) no Democratas que foi aliado de ultima hora.

A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Catu será realizada no dia 1º de janeiro, após a solenidade de posse dos eleitos para a nova legislatura. A Mesa Diretora será composta por 04 (quatro) integrantes: Presidente, Vice Presidente, Primeiro Secretário e Segundo Secretário.

Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos a respeito dessas intensas articulações. O certo é que “tampa de bule não segura panela de pressão”. E o jogo político em Catu está fervendo!


*Luis Antonio Santos e Santos é Jornalista; Radialista; Advogado; Mestrando em Comunicação e Jornalismo com Ênfase em Mídias Sociais e Digitais; MBA em Comunicação e Marketing; e Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais.

 

 

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

Topics