Saúde

Domingo de cirurgias no Hospital Jorge Novis

Isso é fruto da sensibilidade da gestão municipal, com a ampliação dos serviços de saúde

O Hospital Municipal Dia Jorge Novis realizou, na manhã deste domingo (20/10), quinze cirurgias de catarata. Os pacientes operados já haviam passado por triagem, para avaliar a necessidade do procedimento, durante a última edição do Prefeitura Em Ação, realizada em setembro, no Residencial Dona Lindu, em Itinga.

As cirurgias marcam o início de um novo tempo para o Jorge Novis, que a partir de agora começa a disponibilizar este procedimento, na rotina da unidade. A gestão atual reabriu, em julho de 2017, o equipamento que tinha sido fechado pela gestão anterior. Em abril de 2019 foi reimplantado o ambulatório de oftalmologia.

O acesso de pacientes, para realização da cirurgia de catarata, é feito através da Central Municipal de Regulação, ou em ações onde é feita a triagem, para identificação da necessidade do procedimento, sendo o paciente encaminhado para cirurgia, em casos positivos.

O secretário de saúde do município, Vidigal Cafezeiro, considerou o início da realização deste novo procedimento mais um divisor de águas na história do hospital. Enfatizou que isso é fruto da sensibilidade da gestão municipal, com a ampliação dos serviços de saúde, oferecidos em Lauro de Freitas, que tem como característica principal o atendimento humanizado à população.

Rogério Medrado, diretor médico do Hospital Jorge Novis, também ressaltou o compromisso da gestão municipal com o aprimoramento do atendimento em saúde no município, dotando a unidade de condições para se manter como referência em equipamento municipal. Atualmente o HMJN disponibiliza à população várias especialidades e um ambulatório da dor voltado ao tratamento de dores crônicas pelo SUS, único da Região Metropolitana.

Saiba mais sobre a catarata

A catarata é a opacificação do cristalino, que é a lente natural dos olhos. O aparecimento da catarata torna esta lente opaca, impedindo a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho. O único tratamento eficaz para a correção do problema é a cirurgia. No Brasil, 350 mil pessoas apresentam cegueira por conta da doença, no entanto, a perda da visão é reversível com a cirurgia.


Fotos: Edgard Copque
Fonte: Ascom PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics