A Secretaria da Educação do Estado (SEC) participou, nesta quinta-feira (24), do 24° Encontro Estadual de Educadoras e Educadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O evento, que prossegue até sábado (26), reúne 300 educadores, no Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural (CTN-SDR), em Salvador, tem como foco o diagnóstico e a discussão sobre a realidade da Educação do Campo brasileiro e seus avanços ao longo dos 40 anos de atuação do MST.
O encontro possibilita a troca de experiências, reflexões e análises entre os educadores dos territórios de assentamentos e acampamentos. A finalidade é contribuir coletivamente para pensar os desafios e as perspectivas colocadas no contexto atual para a construção de uma educação que possibilite um melhor desenvolvimento dos indivíduos e das comunidades, bem como dos territórios de reforma agrária na Bahia.
A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, destacou que a Educação Escolar do Campo é uma das prioridades da SEC: “faço questão de reafirmar o meu compromisso com o MST, com a luta da Educação do Campo e das escolas de assentamento, pois é preciso garantir a educação contextualizada com a vida de quem está no campo. É por isso que estamos todos os dias tentando fazer a diferença na Secretaria da Educação. Este encontro é importante para analisarmos o que a gente tem feito nas nossas escolas do campo e corrigir o que precisa ser corrigido para avançarmos cada vez mais”.
Para o professor Isaias Oliveira, que ensina no Colégio Estadual Alcides Afonso de Souza, localizado no assentamento Paulo Freire, em Mucuri, este tipo de evento fortalece o trabalho em sala de aula. “Este encontro é muito importante para levarmos mais experiências de outros professores para a nossa região. No nosso caso, por exemplo, alcançamos a meta do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e isso é muito gratificante”, afirmou.
Atualmente, a rede estadual de ensino conta com 126 escolas do campo e 19 espaços escolares de assentamento, englobando cerca de 80 mil estudantes matriculados. Deste total, 1.114 estudam em escolas localizadas em assentamentos.
O encontro contou, ainda, com a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso; da diretora de Políticas de Educação do Campo e Educação Ambiental da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, Maria do Socorro Silva; da diretora de Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais da SEC, Poliana Reis; e da diretora do Campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Mirian Reis; entre outros.
Fonte: Ascom/SEC
Adicionar comentário