Política

Eleição para a presidência do Diretório Municipal do PT

Quem são e o que pensam os candidatos, foi o que nossa redação pesquisou, para mostrar aos eleitores do diretório municipal do PT

A disputa interna pela presidência do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores – PT, está acirrada entre os três candidatos à eleição, que acontece no dia 08 de setembro, em local ainda não definido.

Para participar, os eleitores devem estar em dia com suas obrigações eleitorais, bem como com o partido e tenham se filiado até o dia 08 julho deste ano.

O Lauro Jornal elaborou um questionário, com quatro perguntas e enviou aos candidatos, porém só obteve duas resposta, até o momento, infelizmente.

Confira as respostas:


LJ: Quem são os candidatos que concorrem, com você?

André Primo: Jones e Sônia são referência do nosso partido, cada um com sua contribuição. No entanto, nós da CNB, entendemos a necessidade de renovação de quadros partidários e urgente, e, meu nome como candidato à presidência, é fruto dessa compreensão. Montamos uma chapa com a participação dos agrupamentos CNB e EPS onde existem componentes tão históricos, como nos outros campos.

Sônia Lima: O companheiro Jones Carvalho e a chapa “PT Unido e Forte” e o companheiro André Primo e a chapa “Renovação e Liberdade”.

LJ: Qual a sua proposta, frente ao diretório municipal?

André Primo: Nossa proposta abrange o fortalecimento do diretório municipal, uma maior participação dos militantes, a independência do partido com relação à gestão, essa são as principais propostas.

Sônia Lima: Como proposta da Chapa CORAGEM PARA MUDAR, no qual companheiros do partido construiu nossa candidatura à Presidência do Diretório Municipal de Lauro de Freitas, buscamos produzir debates internos das conjunturas políticas de direção partidária e trazer o PT que sempre dialogou com as bases da comunidade. Com isso, atrair mais simpatizantes de nossa visão de partido de esquerda, filiadas/os e lideranças locais para fortalecimento do PT. Sabemos da urgência de multiplicar núcleos setoriais em que os filiados e militantes se identificam como bandeiras de lutas. Também, incentivar o acesso às plataformas digitais, conferências livres, atividades culturais e mecanismos de diálogo permanente com militantes. Pretendemos inovar a relação com a Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), dando-lhes estruturas de espaços políticos seu funcionamento e protagonismo de uma nova geração com coragem para mudar.
Retomar o funcionamento de todas as instâncias internas partidárias, por exemplo, a Comissão de Assuntos Disciplinares e o Conselho de Ética Partidária para apurar toda e qualquer forma de transgressão ética cometida por militantes, dirigentes e parlamentares, mostrando que ninguém poderá estar acima das exigências éticas e das decisões democraticamente aprovadas pelas instâncias partidárias. Construirmos mecanismos de arrecadação que ampliem as finanças do Partido dos Trabalhadores para dar condições de sua sustentabilidade e autonomia financeiras.
Promover ações, através das instâncias e setoriais do partido para possibilitar mais a igualdade entre homens e mulheres no nosso Partido. Apesar de alguns avanços na inclusão de mais mulheres na vida política, ainda prevalece o “machismo”. Entendemos que há muito para se conquistar em relação à participação de mulheres na vida política e nos espaços de poder e de decisão, principalmente quando se trata de mulheres negras: representação de uma parcela mais prejudicada. Portanto, estabelecer diálogo constante que possibilite uma política integrada à questão de gênero. Como instância partidária, pretendemos apresentar e cobrar do executivo municipal, estabelecimento de políticas públicas que defendam os direitos das minorias. Minorias que ainda necessita de um olhar e atendimento especiais. Esperamos contribuir e incentivar a participação de mais mulheres na vida política do município, considerando que é desproporcional em relação ao número da população feminina que é majoritária, e ao eleitorado feminino que também é majoritário. Assim, essas são algumas das propostas de nossa candidatura à presidência do Diretório do PT municipal e de nossa chapa “Coragem para Mudar” para o próximo período de gestão partidária.

LJ: O que o diretório espera, do candidato ao cargo, na sua visão?

André Primo: Um diretório forte e unido, empenhado e engajado na defesa dos movimentos sociais e com capacidade de dialogar com outros atores da politica local.

Sônia Lima: Espera-se que as discussões sejam incentivadas de diversas formas e em diferentes meios. Hoje em dia, com as redes sociais, páginas de partidos políticos são canais de fomento do debate com a população e de auxílio na formação de opinião por meio de publicações de seus posicionamentos, denúncias e críticas. Também se espera que através do ambiente virtual e das mídias sociais, possamos promover debates e rodas de conversa em que a participação não seja restrita apenas aos filiados, mas que militantes e filiadas/os possam fazer queixas e propor soluções. Essas formas de interação direta com o cidadão contribuem com a troca de ideias e conquista de novas filiadas e de novos filiados. Portanto, deverá contribuir ativamente com a ação partidária e servir de instrumento para o exercício da cidadania, respeitando a autonomia do partido em definir sua estrutura interna, funcionamento e organização.

LJ: Qual a sua mensagem aos companheiros de militância, neste momento?

André Primo: Gostaria de fazer um levante ao companheiros a não desistir nunca e lutar sempre pelos ideais partidários e ideólogicos que o PT sempre pregou. E informar que estamos buscando um PT municipal que ouve a militância e a defende nos momentos necessários, lembrando que a chapa “Renovação e Liberdade” não é uma ideia e sim um movimento.

Sônia Lima: Que os Companheiros e Companheiras tenham a Coragem para mudar, pois é o primeiro passo para atingirmos os nossos objetivos. Se as filiadas/os me elegerem Presidenta do Partido dos Trabalhadores de Lauro de Freitas, em eleições que ocorrerão em 08 de setembro do corrente ano, dentre as prioridades, será o de representar os direitos da militância e combater todas as formas de preconceito e injustiça no Partido, como sempre fiz em toda a nossa trajetória como militante. Somos todos PT e como militante que sonha com um Partido que atue não apenas nos momentos das eleições. Mas da sinergia e ação ao Partido. Se eleita Presidenta, faremos o possível para construir uma nova forma de democracia, cujas raízes estejam nas organizações de base da sociedade e na tomadas das decisões coletivamente. Por isso, conto com seu apoio e voto!


As respostas refletem a opinião do candidato e foram postadas sem nenhuma alteração.

Infelizmente nem todos entendem o significado da comunicação com a imprensa e dão mais atenção aos que mais lhe interessam.

A redação do Lauro Jornal continua de portas abertas e pronta para editar esta matéria, caso receba resposta dos demais candidatos.


Por: Ney Barbosa
Fotos: Divulgação

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics