Saúde

Escolas particulares de Salvador suspendem aulas a partir desta segunda (16)

Decisão foi motivada após pais de alunos serem diagnosticados com coronavírus

Duas escolas particulares bilíngues de Salvador decidiram suspender as aulas presenciais depois que pais de alunos foram diagnosticados com o coronavírus. Tanto a Gurilândia, localizada na Av. Cardeal da Silva, quanto a Pan American School of Bahia, em Patamares, divulgaram notas, neste fim de semana, informando da decisão, que passa a valer nesta segunda-feira (16). Até os alunos voltarem a frequentar as unidades, as aulas serão realizadas virtualmente.

“Hoje, às 15h30, fomos notificados de um caso com resultado positivo para coronavírus em nossa comunidade. Estamos aguardando o resultado da contraprova”, informou a Pan American School of Bahia em nota. Na quarta-feira (18), novos encaminhamentos deverão ser dados à questão.

Em entrevista, a mãe de uma criança de cinco anos, que estuda na escola, aprovou a medida. “Eu acho que tem que suspender mesmo, acho até que demorou de acontecer isso, porque o vírus pode ficar encubado por um tempo até se manifestar. Tem o risco das pessoas passarem umas pras outras até sem saber”, comentou. Para ela, a escola deveria comunicar, no entanto, em que turma surgiu esse caso. “Não identificar o aluno, mas pra gente pelo menos saber que tipo de risco nosso filho corre, onde está esse foco. É isso que mais preocupa”, diz a mulher.

Na Gurilândia, foi o pai de dois estudantes do 4º e do 5º ano que apresentou exames positivos para o novo coronavírus. De acordo com o comunicado da escola, as crianças não apresentam sintomas da Covid-19. “Diante desse cenário, mesmo os alunos não apresentando sintomas que evidenciem a doença, decidimos suspender as aulas e demais atividades institucionais de 16 a 20 de março de 2020, por precaução e acatando as orientações das autoridades sanitárias”, informou a escola, que também planeja aulas virtuais para não prejudicar o andamento do semestre letivo.

H1N1

O Colégio Antônio Vieira também vai suspender as aulas nesta segunda e terça-feira, depois da mãe de uma aluna do 8º ano ter diagnóstico confirmado para gripe H1N1. De acordo com a escola, a filha e outros colegas de turma estão apresentando os mesmos sintomas. “Assim que soubemos do fato, levamos ao conhecimento das famílias da turma e solicitamos orientações de um médico infectologista. No entanto, soubemos hoje que outros três alunos estão sintomáticos e aguardando o resultado dos exames”, comunicou a escola em nota.

Os resultados devem sair em dois dias, por isso o prazo inicial dessa suspensão. Durante o período, o colégio estará funcionando internamente, seguindo todos os protocolos de prevenção. “Continuaremos acompanhando os desdobramentos desse fato e do contexto de pandemia do COVID-19 em Salvador, alinhados às diretrizes dos órgãos oficiais. Na terça-feira, dia 17 de março, emitiremos novo comunicado orientando sobre as medidas subsequentes”, finalizou a escola.

Escola Bahia de Medicina

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública decidiu antecipar em uma semana o recesso conhecido como ‘semana do saco cheio’ por causa do aumento de casos de Covid-19 no estado. O recesso estava previsto para a semana de 20 a 26 de abril, mas será iniciado nesta segunda-feira (16). A suspensão será de uma semana. As aulas serão retomadas na próxima segunda (23).A universidade não descarta suspender as aulas por um período maior. Em nota, a instituição informou que “professores e corpo administrativo trabalharão intensivamente para organizar a nossa escola para enfrentar, se necessário, uma eventual paralisação das atividades acadêmicas”.


Fonte: Correio

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics