Educação

4ª Mostra do Educa 7 Minutos, premia jovens em Lauro de Freitas

4ª Mostra do Educa 7 Minutos premia jovens e transforma educação em Lauro de Freitas

Entre temáticas sobre quebra de preconceitos, combate à violência, histórias fictícias e reais, a 4ª Edição da Mostra de Filmes Educa 7 Minutos, lotou, nesta terça-feira (18), o Cine Teatro de Lauro de Freitas, onde foram exibidas 20 produções cinematográficas de estudantes e grupos sociais do município. A mostra premiou os três melhores filmes, categorias do audiovisual e certificou mais de 150 jovens participantes do projeto. Apresentações de dança, música e poesia animaram os espectadores.

Estudantes da rede municipal e estadual, concorreram a premiações de melhores: filme, produção, direção, roteiro, fotografia, edição e montagem, direção de som, direção de arte, ator, atriz, ator e atriz coadjuvante. O primeiro lugar de melhor filme foi para “Te Pego na Saída” do Colégio Francisco Pereira Franco. “Na Larica” Escola Municipal Barro Duro da e “Você Precisa Saber”, da Escola Municipal Santa Júlia, ficaram com a segunda e terceira colocação. Nos grupos sociais, o curta “Meu Mundo Quase Invisível” do Coletivo Criando Asas, foi o vencedor.

Participando pela primeira vez do projeto, a estudante Alana Santos, 15 anos, vencedora da categoria de melhor atriz, revela que o Educa 7 abriu portas para um sonho. “Todo o aprendizado foi significativo para mim. Desejo seguir carreira profissional de atuação e estou bem feliz por ter ganho”, enfatizou a protagonista do curta “Na Larica”. O Educa 7 oferece, por meio de oficinas, as capacitações de roteiro, produção, filmagem, direção e edição. Os vencedores da 4ª edição, ganharam bolsas de estudos oferecidas por empresas parceiras do projeto.

Para Caíque Costa, 14 anos, da Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães, a produção de curtas-metragens estimula o processo criativo, ao mesmo tempo em que se adquire novos conhecimentos. “Nós produzimos um documentário sobre a história da cidade, a antiga Lauro de Freitas. Primeiro elaboramos perguntas, pensamos no contexto do curta e entrevistamos pessoas acima de 60 anos, para relatar histórias do município”. contou um dos atores do documentário “Como Era Minha Ipitanga”. Os curtas, produzidos pelo projeto, podem ser vistos no blog: http://educa7minutos.blogspot.com/

O “Educa 7 Minutos” abrange estudantes do ensino fundamental e Eja, além de grupos sociais. De acordo com Gabriella Santana, coordenadora do Núcleo de Educomunicação da Cidade Educadora, responsável pelo desenvolvimento do projeto na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a próxima edição terá novidades. “Estamos com a proposta de incluir a produção audiovisual nas modalidades creche e educação infantil. Também iremos acrescentar a categoria websérie, devido ao interesse dos estudantes em dar continuidade às histórias”, afirmou.  A secretária de Políticas para Mulheres, Barbara Chaves, participou da premiação.

Formação Inovadora

O projeto “Educa 7 Minutos” surgiu de um trabalho idealizado pelo educomunicador Alexandre Sena. “Comecei desenvolvendo um programa de comunicação social na Escola Cadetes Mirins, aqui em Lauro de Freitas. A partir disso, comecei a produção de pequenos filmes com a ideia da duração de 7 minutos, e, logo, com as demais pessoas envolvidas, percebemos que o projeto poderia ser levado a mais escolas do município”, contou Sena. O projeto tem como objetivo, aproximar estudantes e grupos sociais de produções audiovisuais, a fim de desenvolver a formação intelectual e a construção da cidadania.

Por demonstrar potencial educativo, o “Educa 7” foi inserido nas ações da Cidade Educadora, proposta implantada pela prefeita Moema Gramacho, em sua atual gestão, que redimensiona a formação educacional de cidadãos em várias concepções. “O trabalho com o projeto de audiovisual, assim como outras tecnologias, permite a produção de conhecimentos em espaços, além dos formais. O “Educa 7” firma essa concepção, de trabalharmos o processo de ensino-aprendizagem, com vários agentes educativos”, afirmou Idaci Ferreira, coordenadora da Cidade Educadora de Lauro de Freitas.

Melhor Filme: Te Pego Na Saída
2° Melhor: Na Larica
3° Melhor: Você Precisa Saber

Melhor Produção – Na Larica:
Rodrigo Ferreira;
William Ricardo;
Thiago Pereira;
Marcelo Henrique;
Marco Nascimento;
Rose Mary;

Melhor Direção – Na Larica:
Maria Claudia

Melhor Roteiro – Na Larica:
5° Ano Matutino da Escola Barro Duro

Melhor Fotografia – Você Precisa Saber:
Maria Clara

Melhor Edição – Você Precisa Saber:
Samanta Vitória

Melhor Som – Você Precisa Saber:
Suelen Machado

Melhor Direção de Arte: Samanta Vitória (Você Precisa Saber)

Melhor Atriz: Alana Santos (Na Larica)

Melhor Atriz Coadjuvante: Crislane Pereira (Na Larica)

Melhor Ator: Gabriel Oliveira (Te Pego Na Saída)

Melhor Ator Coadjuvante: Osnan Oliveira (Lua Cheia)

Melhor Filme Território: Meu Mundo Quase Invisível (Coletivo Criando Asas)

Assista o filme vencedor:


Da Redação
Fonte: Ascom – de Lauro de Freitas

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics