Economia

Fique em Lauro. Comprando aqui a Magia Acontece!

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Lauro de Freitas (CDL), lança a campanha Institucional de Natal: Fique em Lauro. Comprando aqui a Magia Acontece.

O Plano de Trabalho visa promover o incentivo às compras, na cidade de Lauro de Freitas, por meio de uma campanha institucional, sem realização de prêmios e/ou sorteios. O foco é levar a mensagem de incentivo para lojistas e consumidores. Além do centro da cidade, as ações serão direcionadas para os 19 bairros da cidade (Ipitanga, Vila Praiana, Vilas do Atlântico, Aracuí, Pitangueiras, Buraquinho, Centro, Recreio Ipitanga, Itinga, Portão, Caixa D`água, Caji, Vida Nova, Quingoma, Parque São Paulo, Capelão, Areia Branca, Jambeiro e Barro Duro).

A CDL LAURO DE FREITAS

A CDL LAURO DE FREITAS é uma entidade de classe, sem fins econômicos, filiação política, partidária ou religiosa, que há mais de 35 anos promove soluções para o comércio varejista e os setores de serviços, de LAURO DE FREITAS e, também, contribui para o desenvolvimento social e econômico da comunidade, além de ser reconhecida como Entidade de Utilidade Pública, na Lei Municipal 1.851/2019.

DADOS ESTATISTICOS QUE EMPENHAM A REALIZAÇÃO DA CAMPANHA

No 2º trimestre de 2020, o PIB da Bahia totalizou R$ 75,7 bilhões. Um recuou de 8,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O comportamento do setor de serviços, na Bahia, sofreu retração de 11,5%, no 2º trimestre de 2020, sendo responsável pelo baixo desempenho do PIB baiano (-8,7%). A atividade de comércio puxou a queda do setor, com variação em volume, de -15,5%.

Porém, as vendas no comércio varejista baiano registraram, em agosto de 2020, crescimento de 8,5%. No cenário nacional, a expansão nos negócios foi de 3,4 %, na mesma base de comparação. Contudo, no acumulado do ano, a taxa foi negativa, em 7,9%.

Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – realizada em âmbito nacional – e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.

O comércio varejista de Lauro de Freitas, seguindo esta tendência, também sofreu diversas consequências negativas, devido as medidas necessárias, de isolamento social.

Segundo dados coletados no IBGE, Lauro de Freitas tem uma população estimada em mais de 200 MIL habitantes e ocupa a 6ª posição no PIB baiano. Sendo assim, corroboramos a importância da CDL promover esta ação, em prol do aquecimento do comércio lauro-freitense.

A CDL LAURO DE FREITAS faz parte do Sistema CNDL e, junto com este, se fez presente nas instancias Federal e Estadual, por meio de petições e negociações, em prol do combate aos efeitos do COVID-19. No município de Lauro de Freitas, a CDL uniu-se às outras instituições de atuação local (ACELF, por exemplo) para a construção de diálogos com a prefeitura.


Fontes:

http://www.sei.ba.gov.br/images/pib/pdf/estadual/trimestral/bol_PIB_trim_2020_2.pdf
http://www.sei.ba.gov.br/images/releases_mensais/pdf/pmc/rel_PMC_ago20.pdf
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/lauro-de-freitas/panorama
http://www.sei.ba.gov.br/images/pib/pdf/municipal/boletim_tecnico/boletim_PIB_municipal_2017.pdf

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Topics