Infraestrutura

Fórum debate inclusão de pessoas com deficiência nas escolas de Lauro de Freitas

Tão importante quanto à acessibilidade, é a garantia de que esse público tenha acesso à educação e esta é uma tarefa de todos nós

Realizado pelo Movimento Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência de Lauro de Freitas (MMLPcDLF), no auditório da UNIME, o “Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência” iniciou suas atividades na última quarta-feira (04/09), com a realização de debates e oficinas, que contaram com a participação de profissionais de diversas áreas, especialmente da educação e saúde. Esta é a quarta edição do encontro que acontece até esta sexta-feira (06/09) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

Durante a solenidade de abertura, a presidente do Movimento, Josenita Luz Almeida, agradeceu a participação de todos e destacou projetos realizados como o “Brincando e Aprendendo”, que capacita pessoas com deficiência (PcD) para inclusão no mercado de trabalho, realizado em parceria com o SEBRAE e o “Cuidando de Pais e Mães Especiais”, que acolhe e orienta responsáveis por PcD, realizado a cada 15 dias, com o apoio da UNIME.

“Tão importante quanto à acessibilidade, é a garantia de que esse público tenha acesso à educação e esta é uma tarefa de todos nós, não apenas dos cuidadores e cuidadoras que atuam nas escolas. A verdadeira inclusão passa pela união de esforços e trabalho conjunto entre escola, comunidade e família, daí a importância de fóruns como esse. Quero parabenizar a todos os envolvidos na organização do evento e reafirmar o nosso compromisso, com a inclusão das pessoas com deficiência, não só na escola, mas em todos os setores e segmentos da sociedade”, ressaltou a prefeita Moema Gramacho.

O primeiro dia do fórum foi dedicado a oficinas para o treinamento e qualificação de professores, cuidadores, alunos e diretores de escolas, para que os mesmos tenham mais habilidade para lidar com crianças que tenham autismo, microcefalia, deficiência visual e deficiência intelectual, entre outras. Além das oficinas, também aconteceram apresentações musicais e as palestras “O autismo por um autista”, ministrada por Pedro Mendonça, e “Educação: Uma Paixão e Uma Salvação”, com Gilvã Mendes, autor do livro “Aqueles Malditos Olhos Azuis”, lançado durante o evento.

Com o objetivo de propor, coordenar e orientar ações e políticas públicas para promoção, garantia e defesa dos direitos das PcDs, o “Movimento Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência” foi criado em 2015. As reuniões do Movimento acontecem de forma itinerante em instituições parceiras, à exemplo da UNIME, UNINASSAU e SENAI. De acordo com o levantamento realizado pelo MMLPcDLF, Lauro de Freitas tem hoje 800 pessoas com deficiência, matriculadas em unidades de ensino do município.

Além da presidente do MMLPcDLF e da prefeita Moema Gramacho, a mesa contou com a participação das vereadoras Naide Brito e Míriam Martinez; da secretária municipal de educação, Vânia Galvão; do secretário municipal de juventude, Felipe Manassés; de representantes dos Conselhos Municipais de Cultura e Educação e do Núcleo de Educação Especial; da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da OAB Lauro de Freitas, Camila Mota; da Divisão do Departamento dos Direitos das PcDs, além de diretoras de colégios municipais.



Por: Rodrigo Castro – Jornalista
Fotos: Edgard Copque e Lucas Lins
Fonte: Ascom PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics