Início » Galípolo: BC estuda modelo de captação no lugar da caderneta para financiar habitação
Lauro Jornal

Galípolo: BC estuda modelo de captação no lugar da caderneta para financiar habitação

galipolo:-bc-estuda-modelo-de-captacao-no-lugar-da-caderneta-para-financiar-habitacao
Galípolo: BC estuda modelo de captação no lugar da caderneta para financiar habitação

O Banco Central deve apresentar um novo modelo de financiamento habitacional, baseado na captação de mercado e não na caderneta de poupança, segundo Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central. A fala foi emitida durante a FebrabanTech, feira promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo, nesta terça-feira (10).

A razão para a busca de alternativas pelo BC é a diminuição estrutural de recursos na caderneta de poupança, que culmina na redução dos recursos disponíveis para o financiamento imobiliário. A caderneta registrou a captação líquida em maio, de R$ 336,868 milhões, mas foi a primeira vez no ano em que os aportes superaram os resgates.

A solução que está sendo trabalhada pelo BC, segundo Galípolo, é uma ponte entre o modelo anterior, financiado pelo estoque de caderneta de poupança, e um modelo que utiliza captação de mercado. “Isso vai permitir que o crédito imobiliário tenha uma participação adequada no PIB do país”, disse Galípolo.

Historicamente, o crédito imobiliário tem uma fatia um pouco inferior a 10% no Produto Interno Bruto Brasileiro, enquanto países pares do Brasil tem entre 25% e 30%.

Política monetária

O chefe do BC indicou logo no início da sua fala que não faria qualquer comentário sobre política monetária. “Sosseguem”, disse, em tom de brincadeira, a quem chamou de “fiscais de política monetária”.

O período de silêncio do BC começa amanhã (11) e a próxima decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) será divulgada na próxima semana, no dia 18 de junho.

Continua depois da publicidade

Leia mais: Pix Automático promete derrubar custos financeiros para empresas

Agenda do BC

Seguindo o mesmo tom de um evento recente do BC, Galípolo destacou os lançamentos na agenda de inovaçõs do Banco Central: o Pix 2.0, a nova fase do meio de pagamento instatâneo, mas agora com Pix Automático, Pix por Aproximação, Pix Parcelado e Pix em Garantia, além da segunda fase do Mecanismo Especial de Devolução, o MED 2.0, que promete uma constestação mais ágil de valores roubados via Pix em golpes ou Fraudes.