Economia

Guia financeiro para planejar seu orçamento e adquirir uma casa em Lauro de Freitas

Quanto mais trabalhamos, é natural que passemos a almejar novas aquisições que, em um momento anterior, não seriam possíveis em razão da questão econômica. À medida que a economia brasileira é impactada negativamente pela pandemia e, além disso, que já vinha apresentando um caráter pouco convidativo aos investimentos externos, reflexo de um processo de consumo pouco fomentado, o consumidor passa a aderir novos hábitos condizentes à mudança de perspectiva.

Gastos que vão além da conta, especialmente para finalidades supérfluas, foram totalmente escanteados, dada a importância de destinarem recursos somente ao fundamental. Desde roupas de marca, eletroeletrônicos, assinaturas de televisão a cabo, até viagens ao exterior e carros de luxo, foram itens que apresentaram uma queda sintomática no consumo, afinal, a única maneira de projetar tais investimento seria através do endividamento.

E, quando nos referimos a um imóvel, o cenário se potencializa, tendo em vista os valores substanciais associados à sua aquisição. Porém, não podemos tratar a busca de uma casa à venda em Lauro de Freitas e, posteriormente, sua aquisição, como uma operação de luxo, devido às vantagens que estão atreladas a residir num patrimônio que é seu. A partir do momento que efetuamos a compra de um imóvel, seja uma casa ou apartamento, a percepção de custo-benefício é instantânea, visto que você estará arcando com os custos correspondentes à sua propriedade e que, futuramente, representará um ativo que tende a se valorizar ao longo do tempo.

Informe-se sobre educação financeira

O crescimento do seu patrimônio está condicionado a forma na qual você lida com o dinheiro. Por isso, muito temos nos deparado com pessoas bem-sucedidas no mercado em que estão inseridas, que apresentam amplo grau de instrução e conhecimento, mas, em relação aos seus bens, não puderam frutificar da maneira que imaginavam. Reflexo do despreparo para gerenciar e administrar seus fundos, o endividamento torna-se algo iminente, afinal, você não promove seus investimentos com base em um planejamento financeiro pré-estabelecido, cujo propósito consiste em zelar pelo seu dinheiro.

Vivemos em tempos tecnológicos e, diante dessas novas possibilidades relacionadas à comunicação, o acesso à informação torna-se algo muito facilitado, favorecendo os cidadãos a se atualizarem acerca dos métodos mais adequados para a prática de um consumo consciente.

  • Controle suas receitas e despesas

Uma maneira inicial, porém, eficaz no processo de se educar financeiramente para que o sonho da casa própria se concretize, é controlar suas receitas e despesas mensais. Estabelecendo prioridades de consumo e buscando meios de ampliar seus canais de remuneração, o principal objetivo consiste em fechar os meses no azul. Sendo assim, a gordura que se acumulará com o tempo assegurará um fôlego financeiro em meio ao seu desejo de realizar a entrada de um imóvel.

  • Renegocie as dívidas

A renegociação de dívidas, por sua vez, também é uma ferramenta que trabalha em prol de uma projeção otimista para adquirir um imóvel. Isto porque, destinando verba às finalidades que se perduram por um bom tempo e tem sido comprometedoras à sua credibilidade no mercado, a quitação de dívidas beneficia a liberação de crédito atrelada ao seu nome, servindo de respaldo quando se fazer presente o anseio de uma aquisição.

  • Comece a economizar

O hábito de economizar também é uma recomendação valorizada por aqueles que prezam pelas finanças, afim de comprarem casas em condomínio à venda em Lauro de Freitas, apartamentos e imóveis no geral. Reconhecendo suas prioridades e traçando objetivos em longo prazo, adote essas economias de forma que minimamente seja preservada 10% da sua remuneração mensal, contribuindo para o crescimento do seu patrimônio.

  • Adote essas alternativas para comprar um imóvel caso encontre-se com dificuldades financeiras

No entanto, muitos consumidores apresentam dificuldades em comprar um imóvel, mesmo que sigam as diretrizes alinhadas às finanças saudáveis. Reflexo de remunerações mais modestas, o sonho da casa própria tende a ser mais distante para integrantes das classes C e D. E, é essa lacuna, que alguns modelos de financiamento visam preencher.

Através de financiamentos com bancos, financiamentos com construtoras e, até mesmo, com o programa social Minha Casa Minha Vida, torna-se viável que, seguindo o guia financeiro apresentado, cidadãos dessa escala social também prosperem com a aquisição do maior patrimônio que podemos ter: uma casa.

Gostou deste artigo sobre Guia financeiro para planejar seu orçamento e adquirir uma casa? Não perca tempo e compartilhe-o em suas redes sociais!


Créditos da imagem: Pexels

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics