Religião

Homenagem à rainha do mar, Lauro de Freitas tem festa em seu calendário

O perfume das flores de alfazema anunciava que nas areias de Buraquinho, em Lauro de Freitas, filhos e filhas de santo estavam prontos para render homenagens a Iemanjá neste sábado (02/02)

 

Logo cedo, os balaios repletos de flores, frutas, perfumes e sabonetes, já estavam no centro da festa, uma representação da dedicação do povo do axé, em agradecimento ao passado e desejando que a Orixá, rainha das águas, abra os caminhos, para um futuro próspero.

Em torno dos cestos, com os presentes, uma grande roda foi formada para que, através de danças e cânticos, a divindade fosse cultuada. Os atabaques, nas mãos dos ogãns, davam o ritmo para a manifestação da fé, que a prefeita Moema Gramacho descreveu como “um momento único de renovação da luta e das crenças“.

A força que carrego vem das minhas origens no Pelourinho, essa resistência ancestral na luta contra o preconceito e a perseguição às religiões de matriz africana. Buscamos um país mais justo e que sejamos fortes para suportar qualquer perseguição”, disse. Ela também pediu um minuto de silencio em homenagem às vítimas do desastre em Brumadinho, em Minas Gerais.

Caminhando, lado a lado e vestidas de azul, as irmãs Cassia e Helena Martins, turistas de São Paulo, estavam encantadas com a magia dos ritos. “Iemanjá é a mãe de todos os filhos, mãe de todo mundo. É ela quem sustenta a humanidade. Ela é o espelho do mundo”, declarou Cassia, enquanto milhos brancos e ervas eram jogadas sobre as baianas, que rodavam sob o olhar atento, do povo e condução da Mameto Lúcia, do Terreiro São Jorge Filhos da Goméia, precursor do movimento, em Buraquinho, há mais de vinte anos.

Para o secretário municipal da Cultura e Turismo (Secult), Manoel Carlos, os festejos para Iemanjá, em Lauro de Freitas, têm características peculiares. “A cidade carrega a fé e isso é constatado pelo grande número de terreiros e todos se reúnem em torno da realização da festa. Os balaios são organizados pelos terreiros com todo o cuidado e respeito às energias”, destacou.

De acordo com ele, a preservação do meio ambiente também faz parte dos festejos. “Todos os presentes são de materiais naturais como flores e frutas ou biodegradável. Temos o cuidado de despejar apenas o conteúdo dos perfumes no mar, descartando o vidro no lugar correto”, enfatizou.

Equipes do salvamento aquático, acompanharam o cortejo náutico, para a entrega do presente. Ao todo, mais de vinte profissionais, fizeram a segurança dos banhistas, enquanto homens da Guarda Municipal, cuidavam da segurança, em terra. “Está muito organizado e tranquilo”, disse a dona de casa Elisa Santos. A folia se estendeu com a apresentação das Ganhadeiras de Itapuã e das bandas Pagode de Ju e Jorge da Goméia.

Além da parte religiosa, a festa também cedeu espaço para os artesãos, do município, mostrarem seus trabalhos, com a Feira de Artesanato, montada no calçadão. A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) distribuiu preservativos e materiais explicativos, sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Agentes de limpezam da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP)m estiveram a postosm para manter a limpeza da praia e distribuíram informes sobre coleta e reciclagem. Trabalho semelhante, de conscientização, também foi realizado pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), com a distribuição de panfletos de Combate à Exploração Sexual Infantil.


Por: Giovanna Reyner – Jornalista
Fotos e Vídeo: Divulgação
Fonte: Ascom PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics