Acontece Na Cidade

Inaugurações e entrega de equipamentos marcam a sexta-feira em Lauro de Freitas

Governador entrega equipamentos em Lauro de Freitas e participa da inauguração do Centro Administrativo do município

O primeiro Centro Administrativo de Lauro de Freitas – Calf, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (7), com a presença do governador Rui Costa, deputados, empresários e o povo, que lotou a área externa do equipamento. A performance de grupos culturais espalhou um clima de festa na área.

O Calf reúne, em um só lugar, doze secretarias. Foram inaugurados, ainda, uma Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil – Uaij e uma Academia de Saúde, em Itinga, além da ampliação da estação de transbordo do metrô e do sistema de abastecimento de água. O governador também anunciou a construção de uma escola de segundo grau, em Portão e um hospital de tratamento prolongado, no município.

Adquirido pela prefeitura, por meio da lei de contrapartida social, firmada com o empreendimento Parque Shopping Bahia, sem nenhum custo, o Centro Administrativo de Lauro de Freitas – Calf, está localizado em um terreno de 5.649 m², onde também funciona a Central Geral de Apoio à Micro, Pequena e Média Empresa – Cgae. O equipamento, composto por três edificações, promove a integração dos serviços oferecidos pela gestão municipal, à população.

Durante sua fala, o governador ressaltou sua relevância:

“Este centro administrativo vai ajudar muito na organização dos serviços públicos aqui em Lauro. Quero parabenizar a prefeitura e os empresários pela parceria.”

Rui destacou, ainda, a importância para o município da Uaij e da ampliação da estação de transbordo. Também foram entregues pelo governo do estado, 60 ambulâncias para diversos municípios, inclusive Lauro de Freitas, e mais de 30 ônibus escolares.

Com investimentos de R$ 2,4 milhões, a Uaij e a Academia de Saúde, construídas em um mesmo espaço, são destinadas ao atendimento de jovens e adolescentes de 12 a 18 anos, que possuam alguma dependência química e, que por conta desta condição, se encontrem em situação de vulnerabilidade. A unidade localizada no Bairro da Itinga, em frente ao Colégio Municipal Dois de Julho, será administrada pela prefeitura.

A prefeita Moema Gramacho agradeceu o apoio e as entregas do governo do estado e destacou outras obras, frutos da parceria entre as duas administrações. “As obras entregues hoje se somam a muitas outras já executadas ou em execução, como a implantação do esgotamento sanitário, a macrodrenagem do Rio Ipitanga e a construção do Hospital Metropolitano, que vão mudar a vida de quem vive em Lauro, sem falar nas ações voltadas para o fortalecimento da Educação e melhorias da mobilidade urbana.”

Com a finalização das obras, para ampliação da estação de transbordo do metrô, que contou com investimentos de R$ 12 milhões, dobrou a capacidade do equipamento, que agora pode receber até 200 mil passageiros por dia, podendo receber 168 ônibus por hora. O terminal também recebeu mais dez câmeras de segurança, que se somaram às 28 já instaladas.

O abastecimento de água de Lauro de Freitas também recebeu um reforço importante, com a entrega da ampliação do reservatório R23 B, que abastece o município. As intervenções garantiram a disponibilidade de mais 700 L/s, e vão melhorar o abastecimento em diversos bairros. Também já foram iniciadas as obras de extensão de rede, para levar água ao bairro de Quingoma.

Macrodrenagem do Rio Ipitanga

A agenda desta sexta-feira (7), contou ainda com uma visita a um dos piscinões da macrodrenagem dos Rios Ipitanga e Joanes, localizado em frente ao aeroporto. A área destinada ao lazer e à prática de esportes, construída no entorno do reservatório, um dos seis que estão em fase de construção, quatro deles em Lauro de Freitas, também foi entregue à população.

Em execução pelo governo do estado, através da Conder, o projeto nasceu de um estudo de manejo de águas pluviais, feito por empresa contratada pela prefeitura em 2006. A macrodrenagem vai diminuir os transtornos causados pelos alagamentos que acontecem no município, em períodos de muita chuva. Além dos grandes reservatórios, sete canais estão sendo construídos.

 


Por: Rodrigo Castro – Jornalista
Fotos: Danilo Magalhães, Lucas Lins e Edgard Copque
Fonte: Ascom/PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

Topics