Saúde

Lauro de Freitas é pioneira, na Bahia, no acompanhamento de pacientes com lúpus

O município é o primeiro da Bahia, a implantar esse serviço, na Rede Municipal de atendimento

De mãos dadas, tia e sobrinha contam, na sala de espera da Policlínica Carlos Bastos, no bairro de Vila Praiana, em Lauro de Freitas, a dificuldade que tinham de atendimento adequado para o Lúpus, antes da implantação do ambulatório especializado, no tratamento da doença na unidade, em setembro do ano passado.

Pâmela Vitória, 15 anos, é acompanhada desde o início da adolescência. A jovem foi diagnosticada com a doença aos 11 anos e até o ano passado sua família tinha que fazer uma verdadeira maratona para que ela não interrompesse o tratamento realizado na capital. “Era cansativo, porque tínhamos que acordar de madrugada e enfrentar longos períodos de espera, além dos gastos com alimentação e transporte”, conta a tia de Pâmela, Maria Célia.

Assim como as duas, que são moradoras do bairro de Vida Nova, atualmente outras 30 pessoas são acompanhadas na Policlínica, pelo médico reumatologista especialista na doença, Jozélio Freire e uma equipe multidisciplinar que conta com psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e psiquiatras. “O Lúpus é uma doença inflamatória crônica, de origem autoimune, cujos sintomas podem atingir diversos órgãos”, conta o médico.

De acordo com o especialista, a doença pode ocorrer em qualquer idade, raça ou sexo, porém as mulheres são as mais acometidas, ocorrendo na idade fértil e sendo mais frequente em pessoas mestiças e nos afrodescendentes. “O diagnóstico é feito através do reconhecimento, pelo médico, sobre a análise dos sintomas. Exames laboratoriais também são utilizados”, disse.

O Lúpus é uma doença crônica. Existe tratamento, mas não há cura definitiva, assim como outras doenças como Diabetes e Pressão Alta. O principal objetivo do tratamento é controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas com a doença. “Em Lauro de Freitas, os assistidos recebem repelentes e protetores solares”, conta o médico Jozélio Freire.

Professor da Faculdade de Medicina da Ufba e um dos mais renomados especialistas em Lupus, do Estado, o reumatologista Jozélio Freire, atende às terças-feiras e a consulta é agendada na Central da Regulação e postos descentralizados de marcação.

Rede tratamento será ampliada

De acordo com o coordenador da Central de Regulação da Secretaria de Saúde, Alan Reis, a rede de tratamento para pacientes com Lúpus, em Lauro de Freitas, será ampliada ainda no primeiro semestre deste ano, com a incorporação da vitamina D no tratamento dos enfermos e a possibilidade de inserir, na farmácia da unidade, a distribuição dos medicamentos específicos para o tratamento da doença.

Esses medicamentos são dispensados pelo governo do Estado. por conta do seu alto custo e. distribuídos atualmente. no Hospital Geral Ernesto Simões Filho, localizado no Pau Miúdo, em Salvador. A ideia é trazer, para a farmácia da Policlínica, a demanda destinada aos pacientes que residem em Lauro de Freitas e, daqui, distribuirmos, o que otimizaria e humanizaria, ainda mais, o tratamento”, destaca.


Por: Giovanna Reyner – Jornalista
Foto: Lucas Lins
Fonte: Ascom/PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

Topics