Meio Ambiente

Lauro de Freitas reforça alerta aos banhistas, para evitar contato com o óleo nas praias

Tem pessoas colocando lixo comum nos locais em que deve ser só para o óleo e descartando óleo em local impróprio.

Equipes das Secretarias Municipais de Serviços Públicos – Sesp e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semarh, recolheram aproximadamente uma tonelada de óleo, das praias do município no último sábado (18/10). Neste domingo, o óleo chegou em formato de pequenas pelotas e teve que ser retirado com a ajuda de peneiras. As equipes reforçaram o alerta aos banhistas, para evitar o contato com o óleo e sobre como agirem, caso tenham contato com a substância.

O óleo é armazenado em tonéis (big bags) disponibilizados pelo governo do estado, que também têm dado suporte no fornecimento de equipamentos de proteção individual, utilizados pelas equipes. Desde o primeiro aparecimento de óleo, nas praias do município, mais de dez toneladas já foram recolhidas.

As ações contam, ainda, com equipes voltadas à educação ambiental, que orientam a população sobre como agir, em caso de contato com o material, na água ou areia. Em caso de contato com a boca ou os olhos, o recomendado é ir a unidade de saúde mais próxima. De acordo com pesquisadores, o óleo cru é muito tóxico e a inalação ou contato dérmico, por muito tempo, pode causar problemas de saúde que vão de irritação das vias aéreas, à alergias e dores de cabeça e abdominais, vômitos e diarreia.

Uma publicação técnica, do Ministério do Meio Ambiente, destaca que, em caso de ingestão, as consequências são ainda mais graves, podendo causar danos nos pulmões, fígado, rins e ao sistema nervoso, supressão do sistema imune, desregulações hormonais e infertilidade, desordens do sistema circulatório e câncer.

EM ALERTA

Apesar da redução na quantidade de manchas, a prefeitura mantém equipes de plantão. A secretária Lindaura Francisco, da Sesp, alertou ainda para o correto descarte do betume, recolhido por voluntários. “Observamos que tem pessoas colocando lixo comum nos locais em que deve ser só para o óleo e constatamos o caso de descarte do óleo em local impróprio”, relatou.

Os frequentadores das praias estão sendo orientados a não manusear as pelotas de óleo sem luvas e a não enterrarem a substância. A Prefeitura também disponibilizou, nos calçadões das praias, tonéis específicos para o descarte do óleo, pelos voluntários mobilizados por Ongs.

Moradores e banhistas podem ajudar muito. Caso identifiquem óleo, na areia ou água, devem avisar imediatamente aos órgãos responsáveis, nos seguintes telefones:

SEMARH: (71) 3369-9134;
CIMU PMLF 24h 156;
IBAMA: (71) 3172-1650;
Corpo de Bombeiros 193;
Polícia Ambiental 190.


Fotos: Edgard Copque
Fonte: Ascom PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics