Saúde

Lauro de Freitas se prepara para a 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, que acontece a partir de segunda-feira (23), em todo o país

O Dia D de mobilização nacional será realizado no dia 9 de maio

Começa na segunda-feira (23) e segue até o dia 22 de maio, a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Este ano, a ação começa com um mês de antecedência por decisão do Ministério da Saúde.

Segundo o Ministério, a antecipação da campanha tem dois objetivos: o primeiro deles é facilitar e acelerar o diagnóstico da síndrome respiratória Covid-19; o segundo motivo é evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado com casos de influenza.

Com isso pretende-se reforçar a prevenção de doenças respiratórias no público que mais tem sido afetado pelo novo coronavírus, formado por idosos. Antes, a campanha previa primeiro imunizar as gestantes, crianças com até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos.

Porém, a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, destaca que a vacina contra a gripe não protege contra o coronavírus, mas contra tipos de influenza. “Com a vacinação, pretendemos proteger a população contra as formas graves da influenza e diminuir a cadeia de transmissão desta doença respiratória”, explicou.

Em relação à qualidade, as vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas. Elas são constituídas por vírus inativados, fracionados e purificados, portanto, não contêm vírus vivos e não causam a doença.

No entanto, eventos adversos pós-vacinação (EAPV) podem ocorrer, como dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção (em 15% a 20% dos pacientes); além de febre, mal-estar e mialgia que podem começar de 6 a 12 horas após a vacinação e persistir por um a dois dias (menos de 10% dos vacinados apresentam esses sintomas).

Quem deve tomar a vacina da gripe em 2020?

A partir desse ano, adultos de 55 a 59 anos também terão direito a receber uma dose nos postos de saúde de todo o Brasil (antes, o imunizante era oferecido dos 60 em diante). A meta no Espírito Santo é vacinar 90% do público-alvo, totalizando 1.216.320 pessoas. As doses estarão disponíveis nas 493 salas de vacinação em todos os 78 municípios do Espírito Santo.

Para a realização da campanha no Espírito Santo, o Ministério da Saúde enviou o cronograma de distribuição das vacinas Estado, e a previsão de entrega para a primeira remessa são 181.200 doses até o dia 17 de março.

Veja a lista do público-alvo para a imunização:

  • Pessoas com 55 anos ou mais de idade;
  • Crianças de seis meses a 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Gestantes;
  • Puérperas (até 45 dias após o parto);
  • Trabalhadores da saúde;
  • Professores das escolas públicas e privadas;
  • Povos indígenas;
  • Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade;
  • Funcionários do sistema prisional e forças de segurança e salvamento.

Campanha será realizada em três etapas

A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá duração total de dois meses e será dividida em três etapas, começando pelos idosos e trabalhadores da área da saúde.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, a segunda etapa da campanha de vacinação, prevista para começar em 16 de abril, contemplará professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Já a terceira fase, a partir de 9 de maio, irá contemplar os demais cidadãos pertencentes ao público-alvo. Neste dia também será realizado o Dia D de mobilização nacional.

Calendário

  • A partir de 23 de março – Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde;

  • A partir de 16 de abril – Professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

  • A partir de 09 de maio – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes; Puérperas; Povos indígenas; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade; Funcionários do sistema prisional; e Adultos de 55 a 59 anos de idade.

  • 09 de maio: Dia D de Mobilização Nacional

Doadores de sangue

Muitas pessoas não sabem, mas toda vez que alguém toma uma vacina, fica impedido de doar sangue. O período de restrição varia, conforme o tipo de vacina.

No caso da vacina contra influenza, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os candidatos elegíveis à doação que tiverem sido vacinados devem ser considerados como inaptos temporariamente, pelo período de 48 horas.

Balanço da campanha em 2019

Em 2019, o Espírito Santo foi o primeiro estado da região Sudeste do Brasil a atingir a meta estabelecida. Dos 78 municípios do Estado, 75 atingiram a cobertura vacinal total.

Na época, foram vacinadas um total de 1.052.355 de pessoas do grupo prioritário e 44.285 de pessoas não pertencentes ao grupo prioritário após a campanha.

Como prevenir a influenza

A transmissão ocorre principalmente pelo contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. A influenza sazonal inicia-se, em geral, com febre alta seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.

Os sintomas respiratórios como a tosse tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar. Devido aos sintomas em comum, pode ser confundida com outras viroses respiratórias causadoras de resfriado.

Para evitar a contaminação, recomenda-se adotar medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em cobrir a boca ao tossir ou espirrar. Isso impede a transmissão do vírus.

Outra dica importante é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

A vacina influenza é a medida de prevenção mais importante para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral.

A atendimento começa a partir das 8h, com público-alvo específico, que são as pessoas maiores de 60 anos e os trabalhadores da área de saúde.

Não é uma vacina para combater o Coronavírus, mas, imunizando contra outros tipos de gripe, facilita o diagnóctico, em caso de contaminação, pois os processos pós infecção são identicos.

Os principais sintomas da GRIPE são:

  • febre
  • dor no corpo
  • dor de cabeça
  • tosse seca

Sintomas do RESFRIADO são:

  • tosse
  • congestão nasal
  • coriza
  • dor no corpo
  • leve dor de garganta

Coronavírus (Covid-19)

  • febre alta
  • falta de ar com respiração curta
  • pressão baixa como consequência da infecção
  • calafrio
  • batimento de asa do nariz (esforço para respirar que leva a uma movimentação das narinas)

Duração do Conoravírus (Covid-19)

  • nos casos mais leves, os sintomas podem durar de 3 a 7 dias
  • nos casos moderados, de 7 a 10 dias
  • nos casos severos, acima de 15 dias

Nas escolas abaixo, a Secretaria Municipal de Saúde – Sesa, através da Superintendência de Atenção Básica e Vigilância de Atenção Básica, estará montando os postos de vacinação.

Colégio Dois de Julho
Espaço Cidadão- Itinga

Colégio Ismael Ornelas
Jd. Tarumã – Itinga

Escola Jacira Mendes
Parque São Paulo- Itinga

Escola Vovó Ciça
Pq. São Judas Tadeu – Itinga

Escola Municipal Cidade Nova
Jd. Cidade Nova – Itinga

Escola Senhora Valentina
Alto de Itinga – Itinga

Escola José Ramos
R. Israel Moreira – Itinga

Escola Kléber Pacheco
R. Irmã Dulce – Portão

Escola Vila Nova
Vila Nova – Portão

Escola Esfinge
R. Antônio Carlos Rodrigues – Areia Branca

Escola Capitulino
R. Padre João Abel – Areia Branca

Escola Tenete Gustavo
R. Manoel José Pereira – Areia Branca

Escola Municipal Vida Nova
Lot. Caji/Vida Nova -Caji

Rotary de Quingoma
Lot. Caji/Vida Nova – Quingoma

Escola Ana Lúcia Magalhães
Av. Mário Epinghaus – Centro

Escola Enock Amaral
Chafariz/Vila Praiana – Centro

Fonte: Agência Brasil / Sesa

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics