Infraestrutura

Localidade de Boca da Mata, em Lauro de Freitas, recebe visita após forte chuva

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, esteve na localidade de Boca da Mata, em Portão, na tarde desta sexta-feira (10) e, de porta em porta, ouviu os moradores que tiveram problemas, por conta das fortes chuvas, que caíram no município, nesta manhã

A região é cortada pelo Canal dos Irmãos, que passou por intervenções e, no final do ano passado, teve sua reversão concluída pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). “O volume de água foi muito grande, porém, apesar da água ter subido rápido, escoou em poucos minutos após a chuva. Isso se deve as ações que são realizadas durante o ano todo”, destacou a prefeita.

De acordo com o site de meteorologia ClimaTempo, estavam previstos para o município cerca de 22mm³ de chuva em 24 horas, mas em apenas uma hora foram mais de 13mm³ de água. “Tivemos alguns pontos de alagamentos, além da Boca da Mata, a exemplo de Queira Deus e Sempre Verde, todas estas em Portão, mas sem maiores danos. A chuva ainda coincidiu com o horário da maré alta. Mas, apesar disso, o escoamento foi muito rápido”. Pontuou o secretário da Seinfra, César Sampaio.

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), ouviram relatos e se houver necessidade as famílias serão remanejadas e terão o suporte do auxílio aluguel. As famílias receberão também material de limpeza, que será distribuído pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). “Agentes do departamento de iluminação irão ao local verificar as condições das instalações elétricas, para não haver riscos de curto circuito”, destacou a secretária da Sesp, Lindaura Francisco.

A Central de Videomonitoramento do Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), funciona em escala de plantão 24 horas. Além de monitorar as condições do trânsito, a central auxiliará os agentes da Defesa Civil, sinalizando pontos de alagamento. A Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 199 ou 3288 8628, que vão funcionar 24h. A previsão, de acordo com dados do ClimaTempo, é de chuvas ainda mais intensas e ventos fortes, para este sábado (11).

Moema discute estratégias com secretários

A prefeita Moema Gramacho esteve reunida, em seu gabinete de gerenciamento de crises, nesta sexta-feira (10), com representantes das secretarias municipais de Infraestrutura, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano, Trânsito e setores de iluminação e Defesa Civil da Secretaria de Serviços Públicos, discutindo ações integradas para minimizar os impactos deste período chuvoso. “Trabalhamos o ano inteiro com ações de limpeza nos canais, rios e córregos além de obras de esgotamento e drenagem das águas pluviais. Por isso, apesar do alto volume de água lançado sobre o município hoje, tivemos um escoamento rápido e sem maiores transtornos para a população”, salientou a prefeita.


Por: Giovanna Reyner – Jornalista
Fotos: Lucas Lins
Fonte: Ascom PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics