Saúde

Mais de 50% do público alvo já foi imunizado contra o vírus H1N1 em Lauro de Freitas

Um balanço da Campanha de Vacinação, contra a Gripe H1N1, divulgado nesta quarta-feira (8), pela Secretaria Municipal de Saúde – Sesa, aponta que 52,49% do público alvo, já foi imunizado no município

O dado é positivo, mas a secretaria vai reforçar o apelo para, mais uma vez, superar a meta do Ministério da Saúde. “A meta é vacinar 90% do público alvo, mas queremos atingir os 100%”, afirma Daniel de Assis, Coordenador da Vigilância Epidemiológica.

O esforço é grande! Além da força tarefa mobilizada para a realização do Dia D, a secretaria mantém a vacinação nas 14 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30, além de equipes itinerantes, que estão levando as doses aos batalhões da PM, instituições de longa permanência de idosos, creches e supermercados e, em domicílio, para pessoas acamadas mediante solicitação. No município, 46 mil pessoas estão incluídas nos grupos prioritários.

Nosso apelo é que pais e responsáveis, gestantes e demais pessoas dos grupos prioritários, aproveitem esses últimos dias da campanha para assegurar a imunização e evitar complicações pela gripe”, afirma Assis. Desde o início da campanha, no dia 10 de abril, até esta quarta-feira, foram aplicadas, no município, mais de 25 mil doses da vacina.

Para a dona de casa Maria Rita, é importante estar em dia com a vacinação para reforçar a saúde. “Saúde é prioridade e nós temos que zelar por ela para sempre ter“, disse ela ao aguardar sua vez de tomar a dose no dia D.

A campanha continua até dia 31 de maio nos postos de saúde do município. As grávidas, a partir de 12 semana,s não precisam de comprovação da gestação, já as puérperas devem portar, além do cartão de vacinação, a certidão de nascimento do bebê ou documento do hospital onde ocorreu o parto. No caso de portadores de doenças crônicas não transmissíveis, a pessoa deve apresentar uma prescrição médica especificando o motivo de indicação da vacina.

Morte por H1N1

A Bahia registrou, este ano, duas mortes em decorrência do vírus Influenza A H1N1. Um homem e um menino de 3 anos. A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – Sesab. O estado tem, no total, três ocorrências de Influenza, sendo uma do tipo A H1N1 e duas por Influenza B. No mesmo período de 2018, a Sesab havia notificado 93 casos de H1N1, com 15 mortes.

Confira algumas medidas de prevenção contra a gripe:

• lavagem das mãos várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir algum alimento;
• evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável;
• utilizar lenço descartável para higiene nasal;
• cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
• evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.


Por: Giovanna Reyner – Jornalista
Fotos: Danilo Magalhães
Fonte: Ascom / PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics