Saúde

Mamografia tem atenção especial na Clínica da Mulher

88% das mulheres laurofreitenses, de 50 a 69 anos, já fizeram mamografia este ano!

Com apenas um toque na mama, Marinalva P. dos Santos notou algo diferente. A dona de casa, de 50 anos, conta que procurou acompanhamento na Clínica da Mulher, em Itinga e, de seis em seis meses, realiza mamografia e ultrassom, para monitorar as alterações encontradas. Assim como ela, em Lauro de Freitas, 88% das mulheres com idade entre 50 a 69 anos – faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde – já realizaram o exame de mamografia este ano. Somente no primeiro semestre de 2019, foram realizadas 2.782 mamografias na rede.

De acordo com Erivete Leite, Coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde – Sesa, a meta é alcançar 3.195 até o final deste ano. Ela conta que, até agora, nas 16 Unidades de Saúde da Família – USF, médicos e enfermeiros realizam pequenas palestras, chamadas “Salas de Espera”, abordando a prevenção e diagnóstico do câncer de mama e colo do útero.

“Enquanto os pacientes aguardam atendimento, nas USFs, chamamos a atenção para os sinais da doença. É importante que as mulheres conheçam o seu corpo, para saber o que é e o que não é normal, em suas mamas. E, caso identifiquem alterações suspeitas, devem procurar o serviço de saúde, para avaliação de um profissional”, disse.

O município conta com suporte de médicos mastologistas, para a eficácia do ciclo completo de diagnóstico do câncer de mama e disponibiliza às mulheres, além da mamografia, o exame de ultrassom mamária, punção da mama e retirada de nódulos benignos, no Hospital Municipal Dia Jorge Novis. Em casos onde há suspeita da doença, as mulheres são encaminhadas para o Hospital da Mulher.

O coordenador da Central de Regulação da Sesa, Alan Reis, informa que, de 2017 até os dias atuais, 271 mulheres foram reguladas para a unidade especializada, referência no tratamento do câncer de mama, no Estado. “O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele. A doença também pode ocorrer em homens”, alertou.

Sintomas

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são: edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja, retração cutânea, dor, inversão do mamilo, hiperemia (aumento do fluxo sanguíneo para uma parte do corpo), descamação ou ulceração do mamilo, secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

Diagnóstico de câncer de mama

Além da mamografia, ressonância magnética, ecografia e outros exames de imagem, que podem ser feitos para identificar uma alteração suspeita de câncer de mama, é necessário fazer uma biópsia do tecido coletado da mama. Nesse material da biópsia é que a equipe médica identifica se as células são tumorosas, ou não. Caso confirme o diagnóstico, os médicos farão o estudo dos receptores hormonais, para saber a classificação histológica. O tratamento vai ser determinado pela presença ou ausência desses receptores na célula maligna, bem como o prognóstico do paciente.

Autoexame

Durante muito tempo as campanhas de conscientização, para o câncer de mama, divulgaram a ideia de que o autoexame das mamas, baseado na palpação, era a melhor forma para detectá-lo precocemente. Mas o tempo passou, a medicina evoluiu e as recomendações mudaram.

O autoexame continua sendo importante, mas de forma secundária. Ele é essencial para que a mulher conheça seu corpo, em especial sua mama e possa perceber qualquer alteração. O autoexame pode ser feito visualmente e por meio da palpação, uma vez por mês, após o final da menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o ideal é definir uma data e fazê-lo uma vez ao mês, sempre no mesmo dia. Entretanto, ele não substitui o exame clínico feito por um profissional da saúde por meio da palpação e, menos ainda, a mamografia.


Foto Danilo Magalhães
Fonte: Ascom PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics