Celebridades Empreendedorismo Santos e Santos

Moraes prova que empreender é acreditar sempre: Feijoada da Ladeira

 

 

*Por Santos e Santos

 

A coluna Celebridades do Portal de Lauro resolveu realizar uma serie de entrevistas com Celebridades empreendedoras, de qualquer ramo de atividade. Considerando que ele tenha pelo menos 03 (três) anos de experiência com a atividade empreendedora. E o nosso entrevistado dessa vez é o Cheff Claudemiro de Assis Moraes, conhecido pelos seus amigos como: Moraes ou Moura.

Antes, o cozinheiro era mais um funcionário do restaurante, abrir um restaurante é o sonho de muitos empreendedores, mas poucos tem ousadia e coragem para seguir firme em busca do seu sucesso. Mais do que saber cozinhar e dispor de dinheiro para abrir o negócio, os chefs precisam de outras habilidades. Na área de gastronomia, é muito importante ser líder e empreendedor, o que já estava difícil se complicou ainda mais com a pandemia da COVID-19, caiu muito a rentabilidade dos restaurantes nos últimos anos e os negócios são mais caros e exigem investimentos maiores. Além disso, o consumidor desenvolveu uma cultura gustativa e exige mais qualidade. É por isso que poucos profissionais da área conseguem destaque.

Nesse cenário de complexidade empreendedora surge o intrépido Claudemiro de Assis Moraes, segundo informações, quando criança, um dos passatempos preferidos era ficar na cozinha observando as pessoas prepararem os alimentos. Quando todos se reuniam para um churrasco, lá estava o garoto se oferecendo para ajudar.

Mas tudo não passava de um hobby. O menino cresceu, virou funcionário público no início dos anos 90 e tornou-se empreendedor. A gastronomia parecia estar resumida aos encontros com a família e os amigos, quando costumava cozinhar. Até que, após a aposentadoria, depois de planejamento, Moraes ou Moura (como é conhecido entre os amigos), realizou um sonho: abriu seu próprio empreendimento (Feijoada da Ladeira).

Tudo ia bem com o movimento da casa até que a pandemia obrigou os restaurantes e bares a fecharem as portas. Moraes precisou, então, reinventar-se e lançou o serviço de venda da sua deliciosa feijoada aos domingos na Ladeira da Praça (Centro Histórico de Salvador.

A equipe de Jornalismo do Portal de Lauro fez questão de ir ao local apreciar o sabor e a qualidade da “Feijoada da Ladeira.

A feijoada é o “prato principal” no final de semana na Bahia, e em Salvador não é diferente. Aliás, um dia na semana não foi suficiente e, foi justamente por isso que virou moda nos finais de semana.

Pouco se sabe sobre a verdadeira origem da receita, mas conta-se que a feijoada (com tudo dentro) na Bahia foi herança dos escravos. Sabe-se que a feijoada está presente na mesa não só dos brasileiros, como também de outros países. Os ingredientes podem variar por regiões, mas basicamente a receita é composta por diferentes cortes de carnes que são adicionados ao feijão preto ou carioquinha, no caso da “Feijoada da Ladeira” tem as duas opções.

Tudo é cozido e servido com diversos acompanhamentos, como arroz branco, farofa, pururuca, couve refogada e até laranja, sem esquecer do molho lambão. Por aí vai! Cada um monta sua feijoada de acordo com o que gosta de comer, já que uma única receita pode levar partes do porco como orelhas, pés, língua e rabo e mocotó.

Com o tino comercial e o olhar de chef, Moraes aproveitou a qualidade da feijoada feita na panela de barro com o preço acessível e a qualidade no atendimento, para cada vez mais incrementar seu negócio. Em conversa com a nossa equipe de jornalismo, Moura pontuou: “Os clientes não querem mais só o feijão com arroz. Querem algo diferente e de qualidade.”

Para Moraes, o essencial no preparo de uma feijoada é o tempo! Sem pressa, a feijoada não pode ser mecânica e precisa de atenção em todos os processos. A dica do chefe é começar os preparos um dia antes, fervendo os ingredientes e tirando o máximo de gordura possível de todas as carnes, esse passo permite deixar a feijoada leve e suave no resultado.

Adepto de uma cozinha raiz, Moraes mantém a curiosidade de garoto com a experiência acumulada em uma cozinha profissional. Uma boa combinação!


*Luis Antonio Santos e Santos é Jornalista; Radialista; Advogado; Professor; Mestrando em Comunicação e Jornalismo com Ênfase em Mídias Sociais e Digitais; MBA em Comunicação e Marketing; e Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais.

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

Topics