Cidadania

Mutirão Cadê Você vai à Ipitanga, atender moradores com deficiência e idosos

Das 8 às 14 horas, os moradores da região foram atendidos por uma equipe composta de psicólogos, advogados, médicos, dentistas, nutricionistas, assistentes sociais, dentre outros

No último sábado, dia 07, cerca de 300 pessoas participaram do quarto mutirão do Cadê Você, que aconteceu na Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida, no bairro de Ipitanga. O projeto vai até comunidades carentes, de Lauro de Freitas, para realizar atendimento multidisciplinar, voltado às pessoas com deficiência e idosas.

Realizado pelo Movimento Municipal de Luta das Pessoas com Deficiência de Lauro de Freitas – MMLPcD, com apoio da Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida, Hospital Jorge Novis, Febrac, Unime, Uninassau e INSS, o evento também contempla visitas de atendimento nas casas das pessoas com deficiência severa, que não podem sair de casa. O mutirão acontece duas vezes por ano em bairros diferentes.

No local, além do cadastramento de Pessoas com Deficiência e idosas, também foram prestados serviços como Atendimento médico (clínico e pediatra); preventivo; Testes rápidos; Vacinas; Atendimento odontológico e psicológico; Atendimento jurídico com a participação da Comissão das Pessoas com Deficiência da OAB\Lauro de Freitas; Benefícios INSS ; Integração das pessoas com Deficiência no trabalho; Encaminhamento do passe Municipal, intermunicipal e interestadual, cartões de estacionamento para pessoas idosas; Orientações nutricionais e Oficina de culinária ; Inscrições para novos cursos na Unime e Senai.

O secretário de saúde, Dr. Vidigal Cafezeiro, participou do evento e falou da importância desta feira de saúde do Hospital Jorge Novis, dentro do Cadê Você e se propôs a apoiar as próximas edições.

A vereadora Naide Brito também marcou presença no evento e se colocou à disposição para colaborar, sempre com iniciativas que venham atender pessoas com e sem deficiência, das comunidades carentes de nosso município.

“A idéia é achar estas pessoas, daí o nome do projeto. Muitas delas não têm ideia de seus direitos, estamos constatando isso na prática,” explica Josy Luz, coordenadora do projeto.

“O 4º Mutirão Cadê Você, foi sucesso absoluto. Em tempos de crise, o Movimento da Pessoa com Deficiência agregar múltiplos atendimentos, nas diversas áreas, como de Saúde, Jurídica, acadêmica e Psicossocial, foi a consolidação do ano de 2019.

Os atendimentos foram estendidos às Pessoas com Deficiência , idosos e público em geral. A Escola Gregório agradece, pois, acompanhou de perto as ações oportunizadas e viu a satisfação dos visitantes, com os serviços oferecidos.

Parabéns a todos os envolvidos no processo. Um exemplo a ser seguido”. Concluiu Maria do Socorro, Diretora da Escola.

Após implementar cerca de oitocentos atendimentos, neste mutirão do Cadê Você, O Movimento dará continuidade aos trabalhos, em maio de 2020, atendendo a população do bairro de Portão e adjacências. Na sequência, será a vez de do Centro, Quingoma, entre outras regiões de Lauro de Freitas.

A comitiva do Mutirão do Cadê Você conta com membros do Movimento, Parceiros, servidores e voluntários.

Parcerias: Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (Secretaria de Saúde – Hospital Jorge Novis, Settop, Semdesc, Caps); OAB; Grepial; Unime, Uninassau, Febrac, Ame, INSS, Coopelotação.

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

Topics