Saúde

Novo serviço de prevenção ao HIV será lançado nesta quinta-feira

Outras formas de prevenção, como o preservativo masculino e feminino, disponibilizados nos postos de saúde, devem ser combinadas

A Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas lança, na próxima quinta-feira (18/12), às 14h, na Câmara Municipal, o serviço de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP HIV) – estratégia que utiliza medicamentos antirretrovirais, antes da exposição ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção, pelo HIV.

A profilaxia somente é indicada para populações em situação de maior vulnerabilidade e que tenham maior chance de entrar em contato com o HIV, como gays e outros homens, que fazem sexo com homens (HSH), pessoas trans e trabalhadores do sexo.

De acordo com o coordenador do programa municipal IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Franklin Silva, também estão incluídos os casos em que a pessoa tem relações sexuais sem preservativo, com alguém que seja HIV positivo e que não esteja em tratamento, ou que apresenta episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Em Lauro de Freitas, o serviço será ofertado à população, no Centro de Testagem e Aconselhamento, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h. Na consulta de triagem, será feita a avaliação e observados os critérios de elegibilidade, para iniciar a profilaxia, além de avaliação clínica, para prescrição do medicamento.

A PrEP HIV consiste no uso oral e diário de dois medicamentos antirretrovirais – tenofovir (TDF) e entricitabina (FTC) – em um único comprimido, para prevenir a infecção por HIV, que oferece um grau de proteção contra a infecção pelo HIV superior a 90%, quando tomada regularmente. A PrEP não protege de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (como sífilis, clamídia e gonorreia) e, portanto, deve ser combinada com outras formas de prevenção, como o preservativo, masculino e feminino, disponibilizados nos postos de saúde.

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics