Cidadania

Oitiva do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal passa pelo bairro de Portão

A comunidade de Portão indicou demandas que devem ser contempladas na revisão do PDDM

A hospitalidade do povo e a diversidade de manifestações culturais foram destacadas pelos moradores de Portão, em Lauro de Freitas, como os pontos mais fortes da localidade, durante a audiência do Planos de Bairro, realizada na tarde deste sábado (15), na Escola Municipal Félix Cardoso de Araújo. A oitiva que compõe a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal (PDDM), percorrerá todos os bairros da cidade, até o final deste ano, para anexar à lei, as demandas da população, com o objetivo de projetar essas regiões para atender as necessidades, pelos próximos dez anos.

A prefeita Moema Gramacho explicou a diferença entre as oitivas do Planos de Bairro e as audiências do Orçamento Participativo (OP). De acordo com Moema, o OP é uma iniciativa das gestões do Partido dos Trabalhadores, em todo país. “É uma estratégia para solucionar as demandas apontadas pela população, como prioridade, com o prazo de um ano. Já o PDDM é estabelecido com bases em diretrizes previstas na legislação federal. Esse documento é revisto a cada dez anos, pois a cidade está em constante mudança. Os Planos de Bairro é uma ferramenta que utilizamos para compor esse documento, ouvindo a população, que é quem vive o bairro”, disse.

Segundo o coordenador da Secretária de Governo (Segov), Marzo Santos, o mesmo questionário que compõe a metodologia da audiência presencial, dos Planos de Bairro, está disponível na página digital www.laurodefreitas.ba.gov.br/planosdebairro, para que um maior número de pessoas possa opinar sobre o futuro do lugar em que vive. “Assim como acontece nas oitivas, na internet, o cidadão responderá ao questionário que contém perguntas referentes aos pontos positivos, negativos e soluções para o bairro”, contou.

Santos explica que, passadas as 22 audiências, nos 19 bairro, todo material será condensado e transformado numa devolutiva, que será apresentada novamente a população e, só então, encaminhada a Câmara Municipal dos Vereadores, para apreciação e votação.

Para a estudante Maria Clara, representando um dos dois grupos formados pela sociedade civil, para eleger pontos positivos, negativos e soluções para Portão, entre os problemas da falta de planejamento estão a ausência de áreas de lazer, acessibilidade e na irregularidade do horário do transporte. Para Rodrigo Castro, representante do outro grupo, a necessidade de um posto médico, 24 horas e contratação de mão de obra local, devem ser prioridades.

Moema informou que, após a inauguração do Hospital Metropolitano, prevista para novembro, o Hospital Menandro de Faria será municipalizado e transformado em maternidade. “A partir daí caberá um Posto de Saúde que funcione 24 horas no bairro”, explicou.

A prefeita também pontuou o início da licitação para o novo sistema de transporte municipal. “Nós teremos micro-ônibus circulando nos bairros com wi-fi e acessibilidade e, na Avenida Santos Dumont, ônibus levarão a população até o metrô, tudo isso com tarifa integrada. Entre os benefícios, essa proposta reduzirá o fluxo de veículos na cidade”, afirmou.

A audiência do Planos de Bairro, em Portão, contou com a participação de vereadores, secretários e do Padre Rogério. A próxima audiência será realizada dia 27/06, no Parque São Paulo, Itinga.


Por: Giovanna Reyner – Jornalista
Foto: Egdard Copque
Fonte: Ascom PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

Topics