Meio Ambiente

Oito toneladas de óleo foram retiradas das praias de Lauro de Freitas

Equipes coletaram óleo na divisa entre as praias de Vilas e Ipitanga

As equipes das secretarias municipais de Serviços Públicos – Sesp e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semarh, de Lauro de Freitas retiraram, até a manhã desta quinta-feira (17/09), cerca de oito toneladas de óleo, das praias de Vilas do Atlântico e Ipitanga. A maior quantidade de manchas foi registrada nesta quarta-feira (16), em Vilas, quando o volume chegou a assustar banhistas e pescadores. Às 13h os resíduos já haviam sido retirados.

No início da manhã de quinta, as equipes coletaram óleo na divisa entre as praias de Vilas e Ipitanga, no entanto em pouquíssima quantidade. Às 6h, com a maré ainda cheia, já havia equipes nas praias, recolhendo as pelotas nas areias. O trabalho conta com 60 pessoas, responsáveis pelo monitoramento e recolhimento do material.

O armazenamento é feito em big bags, disponibilizados pelo Governo do Estado e segue as orientações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema. A Prefeitura também tem orientado voluntários, para o correto acondicionamento do material coletado.

PESCADORES

Em reunião com pescadores, realizada no início da tarde de quarta-feira (16/09), na Colônia Z 57, na Praia de Buraquinho, a prefeita Moema Gramacho solicitou, aos pescadores, que informem à Prefeitura, caso apareçam peixes ou crustáceos com suspeita de contaminação, ou se identificarem manchas de óleo no mar.

A prefeita informou, ainda, que caso a situação se agrave e a pesca precise ser suspensa, a prefeitura solicitará, ao Governo Federal, a liberação de recursos para os profissionais que vivem da pesca, algo parecido com o seguro defeso.


Fotos: Danilo Magalhães / Edgard Copque
Fonte: Ascom PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics