Corona Vírus

PA Santo Amaro de Ipitanga: 150 atendimentos por dia e 75% de ocupação dos leitos

O equipamento realiza diariamente cerca de 150 atendimentos em Lauro de Freitas

Referência no diagnóstico e estabilização de pacientes com síndromes gripais e respiratórias, o Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga – Pasai, registrou nesta terça-feira (30), 75% de ocupação nos leitos. São atendimentos para avaliação médica, por critérios clínicos epidemiológicos, oferecendo exames para detecção do vírus, através de coletas de materiais da cavidade nasal, com swab (RT-PCR) ou antígeno.

A unidade, de média complexidade, ampliou a capacidade de atendimento, passando de dez para 18 leitos, três na sala vermelha e oito na amarela e mais sete leitos extras para serem utilizados caso necessário. O equipamento, pioneiro na RMS, foi inaugurado no início da pandemia do novo coronavírus, em abril do ano passado, compondo as estratégias da gestão municipal, para mitigar os impactos da doença, no município.

Atualmente mais de 31 mil pessoas já foram atendidas no Pasai. A unidade funciona 24h sem interrupções e conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos. Além dos exames para detectar a presença do vírus, no PASAI são realizados exames de raios-X, laboratório e eletrocardiograma.
Situação covid-19 no município

Conforme a última atualização do boletim epidemiológico desta terça-feira (30), Lauro de Freitas registrou 72 novos casos nas últimas 24 horas, 362 casos ativos, 62 pessoas internadas e 246 óbitos. Itinga segue liderando o ranking entre os 19 bairros, com atuais 3.848 casos. Quase 12 mil pessoas estão curadas da doença.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, a maior parte dos casos confirmados são do sexo masculino com idade entre 30 a 39 anos. A taxa de letalidade no município é de 1,64%, com maior percentual de óbitos em pessoas acima de 70 anos.

Diagnóstico

De acordo com o diretor médico do Pasai, João Leandro Rocha, no caso do RT-PCR e do teste rápido de antígeno, a forma de coleta de material é a mesma: por swab nasal. “No teste rápido pelo swab nasal o material é colhido e analisado aqui mesmo no Pasai e o resultado é definido de 15 a 30 minutos enquanto que o RT-PCR é coletado aqui e enviado para o Lacen-Ba, em geral com resultado de três a sete dias”, conclui explicando que “tanto o RT- PCR quanto o swab rápido podem ser solicitados de três a dez dias do início dos sintomas”.

O médico explica que o diagnóstico de casos de covid-19 também podem ser confirmados por critérios clínicos-epidemiológicos. “A confirmação da doença pode ser realizada pela investigação clínico-epidemiológica, com o exame físico do paciente, em geral pacientes com sintomas leves podem receber o diagnóstico clinicamente, sem a necessidade de exame”, disse.

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

Topics