Aniversários Celebridades Santos e Santos

Parabéns, Mangabeira 91 pelos 30 anos de dedicação e sucesso

 

*Por Santos e Santos

 

 

O nosso ingresso na Polícia Militar do Estado da Bahia se fez por meio de rigorosa seleção intelectual, moral e física, em que o número de candidatos supera em demasia a quantidade de vagas.

A lealdade é um valor que mantém vínculo estreito com a honestidade, podendo ser definida como a capacidade de ser sincero, franco e honesto com os outros, cumprindo os compromissos assumidos, e, em sentido mais amplo, a atitude de fidelidade a pessoas, grupos e instituições, em função dos ideais e valores que defendem. Nossa turma sempre demonstrou lealdade com os superiores, pares e subordinados.

Hoje, 03 de junho de 2021 comemoramos 30 anos que o nosso olhar de expectativa e sonhos foi capaz de nos conduzir no silêncio a tantas lutas e vitórias. E parece que foi ontem: a alegria da aprovação no concurso, a expectativa e o desejo de fazer parte da corporação.

Posso garantir que durante esses trinta anos vivi ainda com o metal brilho no olhar de orgulho por ter mantido o meu compromisso de lealdade, companheirismo, camaradagem, espírito de corpo,  disciplina e respeito a tudo que decidi me dedicar (inteiramente mesmo com o risco da própria vida…)

Nesses 30 anos tive a honra de conhecer e conviver com pessoas que sempre estarão vivas em minha memória;

Presenciamos muitos companheiros perderem suas vidas de forma violenta e abrupta, em um combate sem fim, deixando esposas, filhos, pais e amigos com um vazio profundo na alma, com olhares perdidos no horizonte, sem a presença daquele que foi tão importante em suas vidas.

Somos reflexos daqueles jovens (nós mesmos) que ao chegar em Govenador Mangabeira não tinha noção do que nos esperávamos no futuro…e o futuro é justamente hoje. Já se olhou no espelho hoje e contemplou o exemplo de guerreiro que você é? Se não fez…faça agora! Porque você merece todos os aplausos por ter superado seus próprios limites.

E faço questão de falar em limites porque nossas vidas nesses 30 anos não foi nada fácil. Mas, superamos as dores, angústias, perdas, tristezas e decepções.

Tem um pensador chamado Protágoras que disse: “O Homem é o limite de todas as coisas, das que são enquanto são, e das que não são enquanto não são.”

 

Cada um de vocês superaram esses limites….e são dignos de ser chamados de *GUERREIROS*.

Neste dia marcante e memorável trago nos meus pensamentos as memórias que ficaram gravadas ao longo desses 30 anos.

Agradeço a Deus por estes trinta anos maravilhosos, e neste sentimento, e pra isso quero fazer referência ao salmista Davi apresentando o Salmo 116:12, que diz: “que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?”

E a resposta é o versículo 17 deste mesmo salmo:

“Oferecer-te-ei sacrifícios de ações de graças e invocarei o nome do Senhor.”

Espero que vocês estejam transbordando de orgulho pois esta é uma marca e tanto. Cada um de vocês são a inspiração para seus familiares e amigos, e espero que continuem sendo estas pessoas incríveis.

Nietzsche disse que “Temos a arte para que a verdade não nos destrua”. E esta assertiva se torna mais verdadeira, ainda, dentro da Polícia Militar. Portanto, aproveite a arte que há em cada um de vocês. Aqui temos brincadeiras que acreditem: Muitas vezes é o que nos mantém vivos e unidos!

Quando brincamos que apelidos e o estado “cachaçal” de alguns…estamos, ainda, alinhados com aquele mesmo espírito de companheirismo e cuidado que vivíamos no CEFAP lá em Mangabeira.

Enaltecer a razão em detrimento da emoção, como é comum em nosso meio, é enaltecer a robotização e a dessensibilização. Mais arte, mais sentimento, mais subjetividade, mais percepção. Não podemos mais sufocar nossos sentidos. E por isso mesmo continuamos a brincar até o limite das forças.

Jamais esqueçam que há 30 anos, lá em Mangabeira começou a batalha, e o pontapé inicial rumo a uma carreira, brilhante (e tivemos sim essa carreira brilhante). Veio o peso da responsabilidade, apareceram os anseios por uma vida melhor e percebemos que nem tudo que aprendemos no curso era seguido na prática.

Hoje, temos a consciência que fizemos valer o compromisso assumido, que foi:

“Ao ingressar na Polícia Militar do Estado da Bahia, prometo regular a minha conduta pelos preceitos da moral, cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado e dedicar-me inteiramente ao serviço policial-militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida”.

Diante de tudo isso, quero parabenizar a todos pelos 30 anos da Turma do Curso de Formação de Soldado 1991. Parabéns a todos e feliz aniversário de 30 anos de ingresso na PMBA.

E jamais esqueçam o nosso lema: “SOMOS TODOS MANGABEIRA 91”!

Santos e Santos

N.º 281 (Turma H)


*Luís Antônio Santos e Santos é Jornalista; Radialista; Advogado; Mestrando em Comunicação e Jornalismo com Ênfase em Mídias Sociais e Digitais; MBA em Comunicação e Marketing; e Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais.

 

 

 

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

Topics