Esporte Internacional Santos e Santos

Pepe Sand marca seu 122º gol com a camisa do Lanús e ajuda o Club Granate a conquistar a vaga na semifinal da Copa Argentina 2019

Pepe Sand, no dia de hoje, 25 de outubro de 2019, pelas quartas de finais da Copa Argentina no confronto entre Independiente 0x2 Lanús, marcou o seu 122º gol com a camisa do Lanus e cada vez mais entra para historia como maior goleador do Club Atletico Lanus.

José Gustavo Sand, nasceu em Bella Vista, no dia 17 de julho de 1980 é argentino que atua como atacante e defende o Lanús.

Sand teve toda a sua infância correndo atrás da bola nas ruas de terra da cidade e do clube Barrio Norte. Até os 10 anos de idade, ele era goleiro, como seu pai Raúl. A história começou a mudar quando sua mãe, Amancia del Carmen lhe pediu para jogar como centroavante.

Sand começou a sua carreira profissional no River Plate, em 1998. Ele, então, teve a sua primeira passagem pelo Colón, entre 1999/2000.

Em 2000, ele foi jogar na segunda divisão argentina, no clube Independiente Rivadavia. Em 2001 ele despertou interesse de clubes brasileiros e foi contratado pelo Esporte Clube Vitória onde atuou por 13 (treze) partidas e marcou 4 (quatro) gols.

No ano de 2002, Sand retornou à Argentina para jogar no Defensores de Belgrano. Ele, então, teve a sua segunda passagem pelo River Plate, entre 2004 e 2005.

Entre os anos de 2005 e 2006, o atacante jogou no Banfield. Logo após esse tempo, ele retornou ao Colón, em 2006, antes de assinar pelo Lanús, ocorrido em 2007.

Sand começou sua passagem pelo Lanús sendo expulso em jogo contra o Club Atlético Independiente, que acabou com derrota de 5-3. Ele, então, fez dez gols em nove jogos pela liga. O seu bom escore de quinze gols em quinze jogos, no seu primeiro campeonato com o Lanús estabeleceu-o como um favorito da torcida. Em 2007, ele fez parte do plantel que venceu o Torneio Apertura 2007, a primeira conquista do campeonato do time.

Por causa da sua excelente forma no clube, Sand foi chamado pelo primeira vez para a Seleção Argentina de Futebol, pelo técnico Alfio Basile, para substituir o suspenso Carlos Tevez, contra o Chile, em jogo em Santiago no dia 15 de outubro de 2008.

O Lanús é um marco na carreira de José Gustavo Sand desde sua primeira passagem, entre 2007 e 2009, quando ajudou a conduzir os Granate ao primeiro título argentino de sua história.

Os gols pelo Lanús renderam ao centroavante duas convocações à seleção da Argentina e o levaram ao Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, time pelo qual anotou 31 gols em 30 partidas.

No começo de 2010 se transferiu para o Al Ain FC dos Emirados Árabes Unidos e se tornou, logo na sua primeira temporada, artilheiro de quase todas as competições que disputou. Na liga nacional, chegou à impressionante marca de 24 gols em 20 partidas.

Mas o faro de gol ficou incipiente, e Sand dava sinais de um fim melancólico de carreira na segunda divisão argentina, até que o Lanús o contratou novamente, em dezembro de 2015.

A retomada da parceria deu outro fôlego à carreira do atacante, que conquistou mais três títulos pelos Granate, entre eles o campeonato nacional de 2016, sendo o artilheiro do torneio, com 15 gols.

É impossível contar a história do Granate, ao menos a história gloriosa de suas principais conquistas, sem citar Jose Sand. Dos seis títulos já erguidos pela agremiação Sand esteve presente em quatro deles.

Sand era um fenômeno em marcar gols na base do River Plate, mas demorou a ganhar sua oportunidade na equipe principal. 

LIBERTADORES DE 2017

EM 2017, aos 37 anos, na fase semifinal da Libertadores, onde sua equipe perdeu o primeiro jogo por 1 a 0 para o River Plate, Sand foi essencial para a virada histórica. No jogo de volta, seu time foi para o vestiário perdendo por 2 a 1, dentro de seu estádio, o La Fortaleza. Com este resultado, o Lanús precisava de quatro gols para seguir na competição.

No segundo tempo, uma virada espetacular. Um 4 a 2, com Sand balançando às redes em duas oportunidades. Na saída de campo, revelou a conversa que a equipe teve no vestiário e o fator que levou o time à classificação: “No intervalo, falamos: faríamos três ou nos metiam dez. O empate foi psicológico, ali se deram conta que podíamos virar o confronto”. Assim, o clube conseguiu a primeira classificação à fase final do torneio.

A Libertadores de 2017 rendeu um feito histórico a Sand que com 37 anos de idade, o argentino de Bella Vista, marcou 9 (nove) gols e se tornou o mais velho artilheiro de uma edição da Libertadores. Pepe Sand superou o atacante uruguaio Nicolás Olivera, goleador da edição de 2014 da Liberta aos 36 anos, com cinco gols anotados pelo Defensor-URU.

Pelo Lanus, ate o dia de hoje Sand tem o seguinte desempenho:

2007–2009 – 84 jogos fez 59 gols.

2016–2017 –  70 jogos fez 47 gols.

2018-2019 –   27 jogos fez 16 gols

O Lanús pode fazer grandes campanhas, conquistar títulos ou expandir as suas fronteiras, mas não abandona a sua identidade como clube. Não deixa de ser um fiel representante da comunidade, ciente de sua importância local. Ao mesmo tempo em que cultiva a sua torcida dentro de La Fortaleza, o Granate também promove diversas ações para ajudar a vizinhança de sua cidade. E Pepe Sand e um dos ídolos que colocou de vez seu nome na historia do clube como maior goleador de todos os tempos do Club Atletico Lanús.


*Luis Antonio Santos e Santos é Jornalista RPJ/DRT n.º 0006039/BA; Professor; Advogado; Escritor; Cientista político; Mestrando em Comunicação e Jornalismo com Ênfase em Mídias Sociais e Digitais; e Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais.

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

Santos e Santos

Jornalista RPJ/DRT N.º 0006039/BA
Professor, Escritor, Cientista Político e Advogado

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics