Educação Santos e Santos

Percepção dos impactos para o atual contexto de crise nas Universidades Públicas

A evolução do ensino superior no Brasil teve a interferência de movimentos importantes que discutiram mudanças em termos de metodologias, técnicas de ensino, conhecimentos e pesquisas num momento em que as tecnologias da informação, as mudanças econômicas e sociais passavam por grandes transformações.

No século XXI vivencia-se um momento de ebulição das informações, do conhecimento e das novas tecnologias digitais. Mas as desigualdades ainda existem, a educação é precária em termos de melhora do conhecimento e das possibilidades em relação às sociedades economicamente desfavorecidas.

O poder educacional ainda continua nas mãos de poucos, e nesse momento atual é preciso utilizar esse avanço científico, tecnológico e comunicacional em prol da sustentabilidade e da sobrevivência humana. O que se torna necessário é agir no topo da formação acadêmica humana do ensino superior. Porque nesse topo são formados os profissionais que mantém o conhecimento. É importante que haja responsabilidade e compromisso social dos profissionais do ensino superior em pesquisar, gerir e difundir conhecimentos necessários para a melhoria da educação e da qualidade de vida da população.

A importância da Universidade como mola propulsora de desenvolvimento da Bahia

A política nacional de democratização do ensino superior tem possibilitado não apenas uma democratização do acesso de milhares de estudantes ao ingresso ao ensino superior como também, contribuído para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos lugares.

Num mundo cada vez mais competitivo no qual as economias exercem um papel fundamental junto às sociedades e aos estados, formar pessoas para melhor qualificá-las e torná-las inseridas em um mercado global no qual os lugares e as regiões assumem a função de dirigirem o crescimento econômico, o motor alavancado pelo ensino superior possuí o papel de contribuir para a promoção do desenvolvimento, não apenas econômico, mas social e cultural.

As universidades atraem investimentos, pessoas, capital, que alocados na cidade permitem requalificar e dinamizar as economias locais, podendo até levar a especializações dos lugares. Como instituição de ensino, pesquisa, extensão e promoção social, as Universidades assumem importância estratégica no processo de desenvolvimento e suas atividades passam a ser uma força de atração de consumidores e empresas, contribuindo para gerar um crescimento econômico-social local/regional mais acelerado.

Nessa lógica de mercado, várias demandas começam a surgir tais como atividades de lazer, restaurantes, bares, moradia própria para estudante, locais para festas como chácaras, etc., dando início a um processo de geração de empregos.

Neste sentido, entendemos que as universidades exercem um papel fundamental na dinamização dos espaços regionais direcionando fluxos e proporcionando uma maior articulação em escala territorial. São as universidades, instituições portadoras de um elevado grau de organização e transformação dos espaços, pois mobilizam recursos humanos e financeiros, que dinamizam as economias locais e regionais.


*Luis Antonio Santos e Santos é Jornalista RPJ/DRT n.º 0006039/BA; Professor; Advogado; Escritor; Mestrando em Comunicação e Jornalismo com Ênfase em Mídias Sociais e Digitais; e Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais.

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

Topics