Política

Pesquisa revela que eleitores querem Rosalvo como vice de Moema Gramacho

A pesquisa que registrou a opinião de 1998 eleitores foi realizada nos dias 27 e 28 do corrente mês

O resultado da pesquisa, realizada pelo Grupo Folha, de Lauro de Freitas, revela que a maioria dos entrevistados apoiam o vereador Antônio Rosalvo (PRB), para ser o vice da prefeita Moema Gramacho e compor a chapa majoritária, que disputará as eleições de outubro.

Rosalvo que obteve 29,5% dos votos na pesquisa popular, também foi o mais citado entre os vereadores, numa pesquisa restrita, quando nossa equipe perguntou qual dos edis, nesta conjuntura, reúne as melhores condições para pleitear o cargo junto à chefe do Executivo, para composição da chapa que disputará as eleições de outubro. A maioria dos vereadores compreende que o trânsito que Rosalvo tem junto aos empresários; comerciantes; os variados grupos sociais, e, inclusive a oposição, faz dele uma peça fundamental para quem quer sentar na cadeira mais importante da cidade.

Mas o lugar, ao lado da prefeita Moema Gramacho, na chapa majoritária, tem pretendentes à altura. O vereador César (Grandão); a vereadora Débora Régis (Debinha), os secretários Olinto Borri (Settop) e Manoel Carlucho (Secult), além do jovem visionário Felipe Manassés, também gozam da simpatia e confiança popular e estão, segundo nossa pesquisa, aptos a serem convidados para ocupar, junto à Moema, a cabeça da chapa.

O vereador César, homem de confiança de Moema e líder do governo na Câmara, tem a preferencia de 21,8% dos entrevistados e tem, a seu favor, dois aspectos que o coloca numa situação confortável frente aos outros concorrentes. O primeiro é que César tem sua base política consolidada em Itinga, no maior colégio eleitoral da cidade. Itinga, segundo analistas, será o centro nervoso do processo eleitoral 2020, pois é lá, também, a base de Mateus Reis, vice da chapa de Teobaldo, principal oponente de Moema. Garantir na chapa, uma pessoa do tamanho de César, é quase uma obrigação. O segundo aspecto favorável ao edil César, é o apoio que tem do vice governador João Leão, que apesar de já ter dito publicamente que não se envolverá diretamente na eleição de Lauro de Freitas, não esconde o desejo de ver César junto a Moema, governando a cidade a partir de 2021.

A vereadora Débora Régis, que ocupa a terceira posição em nossa pesquisa, tem a preferência de 17,6% do eleitorado. Débora é o que se tem de mais concreto no quesito renovação. Mulher, jovem e de uma presença forte e enérgica, se assemelha muito às milhares de mulheres que, como ela, nasceram na periferia e encararam a vida com muita luta e de cabeça erguida. O viés cultural e o debate em torno da causa LGBT, dão um significado singular ao perfil da vereadora. Os mais antigos da política dizem que vêem, em Debinha, a mesma força, em Moema, quando a mesma era mais jovem. “Essa moça tem futuro na política”. Afirmou.

Olinto Borri, atual secretário municipal de trânsito e transporte ficou em quarto lugar em nossa pesquisa, obteve 16,2% dos votos. Segundo informações de nossas fontes, Olinto é o preferido de Moema para ser seu vice. “Se Moema tivesse que escolher o vice hoje, ela escolheria Olinto… contudo, é sabido que que o homem forte da Settop, não agrega os elementos necessários para compor a cabeça de chapa junto a Moema. Depois que se tornou secretário Olinto passou a viver num mundo muito particular e perdeu muito de sua base e isso faz falta nesse momento, sem contar que tem forte rejeição no Partido dos Trabalhadores”. Afirmou um dos nossos analistas.

Felipe Manassés, o quinto mais votado, 16,2%, é tido como o elemento surpresa. Analistas sugerem que o jovem promissor seja uma carta na manga, uma espécie de coringa que Moema guarda para colocar na mesa no momento oportuno. Felipe tem forte inserção nas comunidades e tem uma rede social poderosa. É leve, novo e agregador. Tem trânsito fácil junto a deputados e conta com apoio de diversas agremiações juvenis.

Carlucho, secretário municipal de Cultura, é a esperança para inclinar o governo mais para esquerda. Filiado ao Partido Socialista, aliado tradicional do PT, desenvolve um importante trabalho frente à Secult e conseguiu ressignificar o conceito de política cultural na cidade. “Hoje, em Lauro de Freitas, nós temos um governo de centro e, que diante das políticas de aliança, pode se transformar em centro direita. Carlucho se configura como freio de mão desse veículo desgovernado”. Afirmou nosso analista.


Por: Ricardo Andrade

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

Topics