Emprego & Renda

Prefeita visita Feira de Quingoma e destaca potencial da economia solidária

As frutas e verduras, fresquinhas, eram o convite perfeito, para a população aproveitar a diversidade de produtos, ofertados em mais uma edição da Feira da Economia Solidária, no bairro de Quingoma, em Lauro de Freitas, na manhã deste sábado (23)

 
A ação, promovida pelos produtores locais, em parceria com a Prefeitura, reuniu empreendimentos da economia solidária de diversas cadeias produtivas, contando com barracas de costura criativa, gastronomia e agricultura familiar.

A prefeita Moema Gramacho esteve no local e lembrou que a estrutura foi adquirida, ainda no seu mandato no parlamento federal. “Essas barraquinhas são frutos de uma emenda federal, que conquistamos para a Bahia, durante nosso mandato de deputada”, frisou. Para ela, “a feira é um espaço importante, para a economia solidária e revela todo o potencial de trabalho e variedade das produções”, disse, enquanto caminhava pelas barracas e recebia o carinho dos produtores.

Desempregada há três anos, Valdeci Santos viu na feira a oportunidade que faltava para dar um gás no orçamento de casa. “Todo sábado já saio com um dinheiro que vai me ajudar nas despesas”, contou. Para a quituteira Teresinha Santos, o sentimento é semelhante. “Esse espaço era o que faltava em Quingoma. A tendência é melhorar cada vez mais porque a cada dia a população fica sabendo da feira e tem vindo nos dar a preferência”, destacou.

O Coordenador de Fomento à Economia Solidária e ao Cooperativismo, da Secretaria do Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), Márcio Loureiro, explica que a feira foi um pedido da comunidade, atendido pelo departamento. “Inicialmente, eles se reuniam aqui, mas com pouca estrutura”, disse. Segundo Loureiro, uma vez na semana, os agricultores participam de reunião com a Setrel, para discutir a organização da feira e, assim, fomentar ideias para melhorias e ampliação. “Os produtores receberão a visita dos agrônomos, da Setrel, para ajudar ainda mais na produção”, afirmou.

Proprietária de um pedaço de terra, que transformou em quintal produtivo, a agricultora familiar, Fabiana Silva, vê a feira como a realização de um sonho. “Agora ficamos ansiosos para sábado chegar e poder expor os produtos” revelou. Fabiana produz em sua residência, livre de agrotóxicos, ovos orgânicos e adubo para plantas que são repassados para a comunidade.

A agricultora é uma das organizadoras da feira. Ela aposta na iniciativa para fortalecer as cadeias produtivas e fomentar a economia solidária. “Hoje aqui temos vinte barracas e uma fila de pessoas que quer começar a expor seus produtos. Até o final do ano queremos multiplicar esse número, com o apoio de nossa prefeita”, afirmou. 


Por: Giovanna Reyner
Fotos: Divulgação
Fonte:Ascom PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics