Acontece Na Cidade Cidades Emprego & Renda Santos e Santos

Prefeito de Pojuca tem reunião com empresários da área de educação para implantação de pólo do conhecimento no município

 

 

*Por Santos e Santos

 

 

Na terça-feira, 22 de dezembro de 2020, o Prefeito de Pojuca, Duda Leite, deu um grande passo para que os munícipes alcancem seus objetivos na Educação Superior e Técnica com mais proximidade de casa. Assim, a revolução na forma de se fazer uma gestão compromissada com o social segue firme buscando parcerias e avançando ainda mais.

E foi com esse propósito que o Prefeito Duda leite recebeu os empresários da área de educação superior e técnica. A reunião foi solicitada e organizada por Jaci Argolo, Chefe de setor da Prefeitura e Presidente do Sindicato dos Servidores de Pojuca.

Estavam presentes na Reunião: Duda Leite (Prefeito de Pojuca), Prof.ª Olivia Maria Costa (Secretária de Educação), Jaci Argolo (Chefe de Setor da Prefeitura e Presidente do Sindicato dos Servidores de Pojuca), Amanda Gomes (Diretora Administrativa do Sindicato dos Servidores de Pojuca), Prof.º Luis Antonio Santos e Santos (Empresário da área de Educação), Prof.º Reinaldo Borba (Empresário da área de Educação), Francisco Carlos Ribeiro (Gestor Ambiental) e Mica do Taxi (Diretor de Esporte de Catu).

Jaci Argolo já vinha mantendo contato com o grupo de empresários da área de educação para viabilizar ainda mais o crescimento humano e social do município de Pojuca. E se comprometeu a apresentar a ideia ao Prefeito Duda Leite. E como excelente Gestor que é, o Prefeito não perdeu tempo e providenciou a reunião.

É notório que o mundo do trabalho busca pessoas empreendedoras, que tomem decisões, dedique seu tempo e esforço para alcançar suas metas, e assumam riscos. Atualmente, o empreendedorismo é visto como uma qualidade dinâmica, que almeja aumentar a riqueza e o desenvolvimento.

Não é a toa que, a cada eleição que passa, fala-se mais da necessidade de se ter prefeitos empreendedores. O prefeito empreendedor, quando se depara com um problema, toma a iniciativa, que nada mais é do que a capacidade de a pessoa agir, quando necessário.

Uma Instituição de Ensino Superior está vinculada ao setor produtivo, cumprindo funções e tarefas diversificadas, principalmente o de contribuir para o desenvolvimento econômico-social da localidade onde estiver inserida, pela disponibilização de suporte científico e tecnológico.

O Grupo de Educação que foi recebido pelo Prefeito Duda Leite tem como diferencial seu papel de ensino, pesquisa e extensão, e possui em suas mãos, elementos essenciais para este desenvolvimento. Por sua vez, o setor produtivo, demanda das Instituições Superiores, recursos humanos preparados e tecnologia, para ser utilizado no seu dia-a-dia, permitindo que o setor enfrente um ambiente de alta competitividade e globalizado. Outro aspecto importante é o papel da instituição de ensino como dinamizadora das economias locais e regionais onde as mesmas estão instaladas, principalmente no seu entorno, através da geração de emprego e renda, colaborando significativamente no crescimento e desenvolvimento das cidades.

Um bom empreendedor acredita que suas realizações dependam dele mesmo e não fica à mercê de forças externas, sobre as quais não tem controle. Mas não é ele quem coloca a “mão na massa”. Seu papel é criar e delegar responsabilidades a equipes, pois consegue controlar a si mesmo e ainda influenciar o grupo, para atingir seus objetivos.

Os efeitos econômico-financeiros das cidades onde se encontram as unidades de ensino superior estão ligados ao processo de diversificação e qualificação do ensino, das atividades culturais e das demais necessidades inerentes ao meio acadêmico, pois favorecem o desenvolvimento humano e social da região.

As prefeituras podem e devem realizar ações que ajudem e propicie a geração de renda e emprego para os habitantes locais, o que pode ser fomentado através do incentivo de instalação de novas formas de organização, produtivas e cooperativas, produzindo um ambiente favorável para a geração de vagas de trabalho. A eliminação de processos burocráticos e entraves legais e administrativos são fatores preponderantes e constituem um estímulo ao desenvolvimento local e geração de empregos.

Diante disso, parabéns ao Prefeito Duda Leite, a Secretária de Educação Olivia Maria, a Jaci Argolo e a Amanda Gomes pela visão em buscar parcerias que alavanquem ainda mais o desenvolvimento do município de Pojuca. A ideia é transformar Pojuca em um pólo de conhecimento para toda região.


*Luis Antonio Santos e Santos é Jornalista; Radialista; Advogado; Professor; Mestrando em Comunicação e Jornalismo com Ênfase em Mídias Sociais e Digitais; MBA em Comunicação e Marketing; e Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais.

 

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

Santos e Santos

Jornalista RPJ/DRT N.º 0006039/BA
Professor, Escritor, Cientista Político e Advogado

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics