Acontece Na Cidade Catú Santos e Santos

Prefeito Pequeno Sales afirma que Polícia Federal estará no município de Catu na próxima semana para cumprir operação de combate à corrupção

 

 

 

Por Santos e Santos

 

 

O Prefeito de Catu, Pequeno Sales, tem tentado a todo custo colocar em pratica o seu planejamento de governo, mas vem enfrentando críticas duras em virtude de algumas coisas que ainda não conseguiu implantar.

E alguns acontecimentos têm incomodado parte da base aliada, que inclusive, já se manifestou tanto na Câmara de Vereadores como também nas redes sociais.

A nossa equipe de reportagem teve conhecimento de que no dia de ontem, Domingo, dia 21 de novembro de 2021, por volta das 08 horas da manhã, em um grupo WhatsApp de nome “NOTÍCIA DE CATU BAHIA” ocorreu uma acirrada discussão entre o Prefeito Pequeno Sales e um ex-integrante da gestão passada conhecido como Heldon, que fora inclusive, outrora, apelidado pelo Prefeito Pequeno Sales como “JACU DE ARACAJU”. Apelido esse que se espalhou por todos os grupos de WhatsApp da Cidade de Catu e já virou fenômeno.

Aliás, não se pode negar que na conjuntura da política de Catu o que mais ocorre é o famoso ‘bate-boca” das autoridades políticas da cidade com adversários e/ou aliados revoltados com algo “errado que não deu certo”.

Mas, o que chamou atenção foi uma citação feita pelo Prefeito Pequeno Sales tanto escrito como por áudio, em que ele afirma que na próxima semana (nessa que se inicia) a Polícia Federal estará em Catu para apurar fatos ocorridos na gestão passada. E ainda conclama a imprensa local e repórteres para fazer a matéria. E não podíamos deixar de atender a um reclame tão importante.

Na oportunidade o prefeito escreveu, conforme print, no grupo de WhatsApp de nome “NOTICIA DE CATU BAHIA” o seguinte:

“Bom dia, a todos, semana que vem, policia federal, em catu, tenho certeza, logo a oposição vai dizer que estão fiscalizando o prefeito atual, , cadê os reportes, cadê os defensores do povo catuense, que vão dizer, que está olhando, mal feito do prefeito pequeno sales, logo teremos novidades.” (sic!)

 

 

As palavras do Prefeito Pequeno Sales é uma denúncia grave que pode inclusive se transformar em uma verdadeira bomba na Administração Pública Municipal de Catu.

A verdade é que o clima político de Catu ainda pega fogo como se estivesse em plena disputa eleitoral. E isso não é bom para o desenvolvimento da cidade nem para o bem do povo catuense.

Na verdade, o despreparo das Administrações Públicas Municipais para exercer e cumprir todas as suas atribuições constitucionais principalmente nas áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Planejamento, uso e gestão do solo urbano, geração de emprego e renda. Não acontece apenas na Cidade de Catu. Entretanto, até os conflitos internos tem atrapalhado o Prefeito Pequeno Sales de realizar o que planejou e prometeu no período eleitoral.

O que mais se viu nos anos de 2017 a 2020 na Cidade de Catu foi acusação por parte da oposição (hoje situação) que na gestão passada faltavam quadros, competência, preparação dos gestores, procuradoria jurídica do município eficiente e que sobrava despreparo, ineficiência da máquina pública municipal, corrupção, apadrinhamento, clientelismo e assistencialismo, nepotismo, “ações entre amigos” precatórios e passivos.

Será que o Prefeito Pequeno Sales fez uma auditoria e descobriu algo estarrecedor? E por isso resolveu se manifestar nas redes sociais? O que não se pode negar é que a fala do Prefeito de Catu deixa uma “pulga atrás da orelha”.

E todos sabem que desde 2018 a Polícia Federal apertou o cerco e vem constantemente cumprindo as Leis no sentido de responsabilizar os Agentes Públicos nos casos de negligência ou de má gestão relacionada à destinação diversa de recursos públicos.

Segundo Muammar Al Quathafi, ex-presidente da Libia, o grande problema do sistema político no mundo atual é a chamada “Máquina de Governar”, que na maioria das vezes oprime a população impedindo que haja desenvolvimento social no seio das comunidades. Ele chega a afirmar que:

O problema político da “Máquina de Governar” é o mais importante entre os que se apresentam às sociedades humanas. Muitas vezes, os conflitos que surgem no seio das famílias têm a sua origem neste problema. É, na verdade, um problema que se tornou muito grave depois da aparição das sociedades modernas. Atualmente, os povos enfrentam esse problema persistente e as sociedades muitos dos riscos e das consequências extremas que dele resultam.

………………………………………………………………………………………………..os nossos dias, os regimes políticos, no seu todo, são o resultado da luta travada por essas “máquinas” para alcançar o poder – quer essa luta seja pacificada, quer seja armada, como a luta de classes, de seitas, de tribos ou de partidos ou de indivíduos, ela solda-se sempre pelo sucesso de uma “maquina”, individuo, grupo, partido ou classe, e pela derrota do povo, logo, pela derrota da verdadeira democracia.

Sendo assim, para estabelecer as funções sociais da Cidade, têm-se uma norma constitucional aberta, que pode e deve ser desvendada e transformada em princípios orientadores ao Poder Público, para planejar e implementar os direitos fundamentais. É preciso, entender que a Cidade é uma obra em construção, bem como da maneira como é vista e estudada, que deve ser preservada e melhor estruturada para que finalmente os seus habitantes possam viver com dignidade.

Vale a pena salientar, que até o fechamento desta matéria a equipe de reportagem procurou alguns dos envolvidos na discussão, mas não conseguiu contato para coletar maiores informações a respeito dos fatos.

Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos!


*Luis Antonio Santos e Santos é Jornalista; Radialista; Advogado; Professor; Mestrando em Comunicação e Jornalismo com Ênfase em Mídias Sociais e Digitais; MBA em Comunicação e Marketing; e Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais.

 

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

Topics