Ícone do site #|#|#| LAURO JORNAL |#|#|#

Prefeitura adquire câmaras frias, para garantir armazenamento seguro de vacinas

Pequenas variações de temperatura podem comprometer a eficácia dos biológicos

O serviço de imunização, da Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa), foi contemplado com cinco câmaras de baixa temperatura, desenvolvidas para o controle preciso de temperatura ambiental e a conservação de vacinas, evitando assim perda de doses e eventuais contratempos.

O secretário da Sesa, Vidigal Cafezeiro, explicou que as câmaras possuem temperatura controlada por equipamento eletrônico micro processado, calibrado com padrões de fábrica, com sistema de momento, máxima e mínima temperatura, no painel digital. “A manutenção das temperaturas exatas e uniformes, no refrigerador, é a peça chave para assegurar a vida útil de vacinas, reagentes e outros biológicos”, disse.

Vidigal explicou, ainda, que a temperatura do equipamento é programada e, para total segurança, os sons de alarme soam ao atingir +2,5C, como mínima e +7,0C na máxima, de forma preventiva, evitando o congelamento ou esquentamento súbito.

Pequenas variações de temperatura, que ocorrem frequentemente em geladeiras domésticas, podem comprometer a eficácia dos biológicos, arriscando a perda de milhares de reais em conteúdos valiosos. Por isso a importância do investimento em um equipamento como este, que nos dá mais segurança e evita que tenhamos problemas”, completou.

Com capacidade de 1.200 litros e cerca de 300 mil doses de 5ml, as câmaras possuem, distribuídas verticalmente, 14 prateleiras deslizantes com trilhos telescópicos, para total deslocamento no seu interior, facilitando assim a circulação de ar, internamente, refrigerando adequadamente os imunobiológicos armazenados.


Por: Giovanna Reyner – Jornalista
Foto: Edgard Copque
Fonte: Ascom PLF

Sair da versão mobile