Infraestrutura

Prefeitura anuncia liberação de recursos para obras de macrodrenagem de canais da Vila Praiana

Para mim o Planos de Bairro é uma ferramenta fundamental para os moradores participarem da atual gestão

A aprovação do projeto de macrodrenagem do canal da Avenida Brigadeiro Mário Epinghaus, incluída no Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – Finisa, da Caixa Econômica Federal, foi anunciada pela prefeita Moema Gramacho, durante a 10ª reunião do Projeto Planos de Bairro, realizada nesta quarta-feira (07/08), em Vila Praiana.

A obra visa minimizar os problemas enfrentados pelos moradores do bairro e do centro da cidade, com os alagamentos que acontecem em períodos de muita chuva. Esta foi uma das demandas da população que marcou presença no encontro. A pavimentação asfáltica de ruas e avenidas, outro aspecto levantado pelos moradores, também está incluída no programa, além da implantação da nova orla de Ipitanga, que já conta com projeto executivo.

O bom número de escolas municipais e a iluminação das ruas do bairro, foram pontos positivos apontados pelos moradores, que também destacaram a inauguração do “Espaço Aldeias de Segurança e Cidadania”, no último sábado (03/08), localizado em Vila Praiana (antiga Aldeias S.O.S.). O equipamento abriga oito casas de conselhos sociais, a sede da Ronda Maria da Penha, o Conselho Tutelar, o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), além do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Já funcionavam no espaço a 52ª Companhia Independente da Polícia Militar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd, além das Aldeias Infantis S.O.S., que dão acolhimento a crianças em situação de vulnerabilidade social.

Também foi pauta do encontro, solicitações por mais serviços de saúde, melhorias no transporte público e obras de esgotamento sanitário. Em resposta às demandas, a prefeita elencou obras e ações que já estão sendo realizadas e que atenderão aos pedidos, como a construção do Pronto Atendimento do Centro, que será inaugurado em breve.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Moema destacou, ainda, a licitação do transporte público municipal, em fase de elaboração e a implementação do esgotamento sanitário, cujas obras da estação elevatória estão em fase de conclusão e já avança para a construção das redes coletoras. A ampliação da rede de abastecimento da embasa, já finalizada e que passa por pequenos ajustes, também foi ressaltada pela prefeita. As intervenções vão resolver a falta de água no bairro.

Morador da Vila Praiana, há 30 anos, Antônio Jorge Rodrigues dos Santos Silva falou sobre a importância da audiência. “O Planos de Bairro é uma ferramenta muito importante para a gestão da cidade. Permite que o cidadão possa mostrar tanto os pontos fortes, quanto os pontos fracos de cada bairro e, a partir daí, conseguir solucionar os problemas que o município vem enfrentando”.

Ele destaca a expansão do município e o crescimento da população com o surgimento de novas demandas que precisam ser solucionadas. “Para mim o Planos de Bairro é uma ferramenta fundamental para os moradores participarem da atual gestão.” Para Antônio o encontro deu visibilidade às ações desenvolvidas pela prefeitura e mostrou os canais que o cidadão pode utilizar para fazer suas queixas e solicitar serviços da gestão municipal.

Um pouco mais sobre a Vila Praiana

Com pouco mais de 0,9km quadrados, o correspondente a 1,6% da área total do município de Lauro de Freitas, o bairro conta com cinco escolas municipais, uma unidade estadual de ensino e mais de 540 empresas.


Por: Rodrigo Castro – Jornalista
Fotos: Lucas Lins
Fonte: Ascom PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics