Utilidade Pública

Prefeitura comemora sucesso de projeto que leva mutirão de serviços aos bairros

Um balanço das primeiras edições, do projeto Prefeitura em Ação, implementado em Lauro de Freitas, revela o sucesso da iniciativa

Foram mais de 19 mil atendimentos, em sete localidades do município, com o envolvimento de todas as secretarias da administração.

“É um processo de transformação, com serviços que começam com faxinaço, poda de árvores, tapa buracos, reforço na iluminação, prevenção e combate a arboviroses e, principalmente, ações educativas e culmina com atendimentos em saúde, sociais e outros”, destaca a coordenadora do projeto, Inglid Leila.

Esse também é o sentimento da população!

Na sétima edição do Prefeitura em Ação, encerrado na semana passada, no bairro do Capelão, a moradora Juliana Santos, 22 anos, se surpreendeu com a qualidade do atendimento. “Fiz o preventivo e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites e ainda passei no nutricionista. Gostei muito”. A aceitação nos bairros animou as secretarias e a proposta é ampliar os serviços ofertados, a cada edição.

No Capelão, os destaques ficaram por conta dos serviços de saúde, com mais de 300 atendimentos de médicos clínico e pediatra. A emissão de cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) foi o serviço mais procurado, com a emissão 451 cartões.

Na estrutura montada pela Secretaria Municipal de Saúde – Sesa, o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, realizou mais de 480 testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C e distribuiu preservativos, masculinos e femininos. A população teve acesso, ainda, à vacinação contra HPV, hepatite B, febre amarela, tríplice, varicela, meningite, dTpa, hepatite B e pólio

Outro destaque foi o Jorge Novis Itinerante, sucesso em todas as edições do Prefeitura em Ação. Desta vez foram realizados 26 exames, entre Raios-X e eletrocardiogramas, além 73 preventivos ginecológicos, exame fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, além de outras alterações ou patologias, o que dá, às pacientes, mais chances de cura.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania – Semdesc, disponibilizou profissionais dos Departamentos de Segurança Alimentar e Nutricional – Desan, de Assistência à Criança e ao Adolescente – Daca e de Assistência a Pessoa Idosa – Dapi, além do Cras e Creas. As equipes realizaram mais de 140 atendimentos. Além dos serviços dos departamentos, também foi disponibilizada a atualização dos cadastros de beneficiários do Programa Bolsa Família.

Controle de Zoonoses

As ações do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, também foram destaque desta edição. As equipes do CCZ visitaram mais de 300 residências do bairro, com o objetivo de prevenir e combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Na estrutura física, montada no Capelão, o CCZ também realizou 37 testes rápidos para “calazar” e promoveu a vacinação de 35 cães e 9 gatos.

Cirurgias de Catarata

A triagem para cirurgia, de catarata e retina, foi realizada no segundo dia do projeto. Após as consultas, 19 pacientes já saíram com a data marcada para realização das cirurgias. Os procedimentos serão realizados no Hospital Jorge Novis, no dia 1º de dezembro. Este é o segundo grupo de pacientes que irá realizar a cirurgia de catarata, no hospital. As 14 primeiras cirurgias, resultado da triagem no Residencial Dona Lindu, foram realizadas no hospital, em 20 de outubro.

O Prefeitura em Ação já contemplou o residencial Dona Lindu e as localidadeds de Aracui, Lagoa dos Patos e Chafariz, Parque São Paulo, Portão, Itinga e Caixa Dágua.

 

Por: Rodrigo Castro – Jornalista
Fotos: Edgard Copque
Fonte: Ascom PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics